sexta-feira, 29 de novembro de 2019

A CASA COMEÇOU A CAIR






A arrogância e a prepotência começam a ser alcançadas pelos tentáculos da Justiça. Primeiro foi a condenação do prefeito Ricardo Pereira do Nascimento por crime de fraude em licitação, o que o tornou inelegível. Agora, a anulação da fraudulenta eleição da Mesa Diretora da Câmara Municipal (biênio 2019/2020), ocorrida ontem por determinação judicial. Isso faz ver que o castelo erigido pelo grupo que comanda Princesa hoje, é mesmo de areia e está começando a ruir. Essa nova situação pode causar surpresas ao grosso da população, porém, a nós, que os conhecemos, não. Quem não conhece o passado desses comandantes? Lembro-me, que minha mãe dizia: “Quem faz um cesto, faz um cento”. Ditado popular por todos conhecido que, em Princesa, significa que quem é meliante, meliante sempre será. Ainda bem que a justiça está tomando as providências necessárias quanto aos desmandos que vem ocorrendo em nosso município.

Rememorando

O desrespeito dessa administração com a população vem desde o início desse desgoverno. Fecharam onze Escolas; fecharam um Hospital; fecharam o Matadouro; compram remédios que só existem nas Notas Fiscais. Sem falar na compra de adesões para garantia da manutenção de um status quo urdido para prejudicar a população. Como se não bastasse, zonam com a cara do povo. No início deste ano, o prefeito promoveu um périplo turístico com os vereadores aliados, quando visitaram a Capital Federal, todos com diárias pagas pelo erário público. Agora, no momento da cassação de seus mandatos, o casal Número Um da Câmara Municipal, se encontra passeando nos Estado Unidos. Tudo isso é fichinha quando se observa que, aqueles que não tinham sequer uma bicicleta para se conduzirem, desfilam hoje em carrões promovendo um verdadeiro acinte à população pobre que procura remédio nos Postos de Saúde e não encontra; às crianças que vem dos sítios mais distantes, de madrugada, para estudar aqui porque o prefeito fechou suas escolas; às mães que não podem mais parir em Princesa porque não existem médicos competentes para assisti-las. Diante de tudo isso, fica a população no aguardo do dia da próxima eleição para corrigir o erro. De sorte que a Justiça está se antecipando. E não para por aqui, pois, muito mais acontecerá nos próximos dias pela via judicial uma vez que o castelo de Nascimento é de areia, alicerçado pela mentira.


(Escrito por Domingos Sávio Maximiano Roberto, em 29 de novembro de 2019).


A CÂMARA DE PRINCESA PRECISA DE GENTE ASSIM






Doutor JOSÉ RIVALDO RODRIGUES, advogado competente de Princesa, acaba de declarar que será candidato a vereador à Câmara Municipal, nas próximas eleições. O cidadão acima retratado trata-se de pessoa de conduta ilibada, conhecedor das leis, pai de família decente, conhecido por todos e, portanto, apto a exercer o cargo de vereador. Nesses tempos em que vemos um Poder Legislativo cheio de problemas, ajoelhado aos pés do prefeito e com pouquíssima atuação em prol da população, exultamos com a notícia de que um homem do quilate de dr. Rivaldo vai se submeter às urnas, com o intuito de nos representar naquele Poder. Rivaldo já foi candidato a deputado estadual, ocasião em que recebeu expressiva votação dos princesenses; concorreu também, no último pleito municipal, à prefeitura de Princesa. Em ambas as ocasiões, não logrou êxito eleitoral, porém, demonstrou sua vontade de servir ao povo da nossa terra quando disputou apelando apenas para as propostas de melhoria da vida das pessoas, sem o costumeiro dispêndio financeiro, que é fator preponderante para conduzir pessoas incompetentes e descompromissadas ao cargo de vereador. No ano que vem, o povo de Princesa terá a oportunidade de sufragar o nome de um cidadão de bem para representá-lo na Casa de Adriano Feitosa: doutor José Rivaldo Rodrigues.


(Escrito por Domingos Sávio Maximiano Roberto, em 29 de novembro de 2019).

HISTÓRIAS E ESTÓRAS ENGRAÇADAS DE PRINCESA





A “MAIOMOTA”



Fato engraçado ocorrido em Princesa refere-se ao tesoureiro (pagador das tropas) da campanha beligerante do coronel Zé Pereira: Yeige Kumamoto. Este, que era japonês de origem, chegou a Princesa na década de 1920, trazido do porto do Recife pelo coronel José Pereira. Aqui chegando causou o maior frisson, pois, com seus olhos puxados e sem falar uma única palavra em português, constituiu-se alvo da maior curiosidade. Conta-se que, estando todos ansiosos para ver o japonês que o coronel havia trazido da capital pernambucana, Zé Pereira, atendendo àquela ansiedade coletiva, pôs Kumamoto numa cadeira próximo a uma das janelas de sua casa que davam para a rua e logo se formou longa fila para ver de perto o estrangeiro. Um dos curiosos, que já havia tomado umas lapadas de aguardente, ao passar pela referida janela, vendo o japonês, perguntou como era o nome dele, ao que respondeu um dos que estavam do lado da “atração”: “chama-se Kumamoto”. Aí, o bêbado disse: “é uma maimota mêrmo”.


(Escrito por Domingos Sávio Maximiano Roberto, em 29 de novembro de 2019).

quinta-feira, 28 de novembro de 2019

ANULADA ELEIÇÃO DA CÂMARA DE PRINCESA






Acabou de sair sentença exarada pela Juíza doutora Maria Eduarda Borges Araújo, da Comarca de Princesa Isabel/PB, declarando a NULIDADE da eleição da Câmara Municipal de Princesa, para o biênio 2019/2020, determinando também o imediato afastamento da presidente Gracinalda Domingos da Silva Morais e demais membros da Mesa Diretora. Determinou ainda, a meritíssima Juíza, que deverá assumir a presidência daquela Casa Legislativa, também imediatamente, o vereador José Alan de Sousa Moura, por haver sido o mais votado nas eleições realizadas em 2016. Assumindo a presidência, deverá o presidente Alan Moura, convocar eleições para a composição da Mesa da Câmara Municipal, num prazo de 30 dias. A ação foi movida pelos vereadores José Alan de Sousa Moura; Iannara Socorro Lima Henriques e Erivonaldo Benedito Freire e assistida pelos advogados Wellington Marques Lima Filho e Hugo César Soares Lima.



(Escrito por Domingos Sávio Maximiano Roberto, em 28 de novembro de 2019).

O NASCIMENTO DO DESESPERO






Preocupado com o resultado negativo das muitas pesquisas que mandou fazer, Nascimento está agora apelando pra tudo. Sabe ele dos esforços dispendidos para conquistar o lugar que ocupa hoje e não quer largar o “osso” de jeito nenhum. Para tanto, está atirando para todos os lados: senta-se no chão das creches, no meio de criancinhas, prometendo aparelhos de ar condicionado; anuncia a compra aparelhos microscópicos; posa, ridiculamente, com uma cartilha na mão chamando os “papais” e as “mamães” para matricularem seus filhos, enfim, tudo faz para tentar reconquistar o voto perdido. Aliás, não foram somente os votos que Nascimento perdeu. O prefeito perdeu a confiança do povo por conta de suas mentiras. Semana passada, no dia seguinte ao que ele disse que o Hospital Municipal está de “vento em popa”, uma mulher teve que ir parir em Afogados da Ingazeira. No mesmo dia, uma mulher do Bairro da “Baixa” me procurou para dizer que no PSF daquele Bairro não tem remédio para depressão. Dia seguinte outra pessoa ligou para a Rádio Princesa dizendo que no seu PSF não tinha insulina. E por aí vai. O desespero de Nascimento por votos faz o povo esperar ações que possam diminuir seu sofrimento, principalmente na saúde e tudo isso denota o grande estelionato eleitoral que foi o pleito de 2016. Pode correr, Nascimento porque, pra você não tem correção, porém, o povo vai corrigir.


(Escrito por Domingos Sávio Maximiano Roberto, em 28 de novembro de 2019).