domingo, 30 de junho de 2019

VEJAM ESSE DRAMÁTICO DEPOIMENTO




Paciente com câncer, sem assistência da Prefeitura de Princesa, é obrigada a transferir seu domicílio  eleitoral para o município  de Quixaba-PE para poder tratar-se. É  esse o retrato da saúde  de Princesa.

O DEPUTADO GERVÁSIO MAIA ABENÇOA OS ”MOURA”



     Enquanto o prefeito Nascimento antecipa o São João de Princesa, os grupos políticos antecipam também a campanha eleitoral do ano que vem. A visita do deputado federal Gervásio Maia a Princesa, ontem, foi por demais emblemática quando provocou situações quanto aos os rumos que deverá tomar, o partido do Governo (PSB), aqui no município, nas eleições de 2020. Em entrevista concedida ao programa radiofônico “Poder e Política”, na Rádio “Princesa FM”, o único representante do partido do governador na Câmara Federal, deputado Gervásio Maia, afirmou claramente que já está apoiando a pré-candidatura a prefeito do doutor Alan Moura. Na sua fala, o deputado afirmou que foi contra a municipalização do Hospital Regional, lembrando que alertou o então governador Ricardo Coutinho sobre a inviabilidade da mudança, acrescentando que o chefe do Poder Executivo, na boa fé, concedeu a municipalização e, nas palavras de Gervásio: “Taí o resultado!”. Segundo Maia, o prefeito Ricardo Pereira não pensou no futuro, mas, somente no presente, com o intuito apenas de angariar mais votos e mais apoios eleitorais prejudicando a saúde do município. Sobre o rompimento do grupo liderado pelo vice-prefeito Aledson Moura com o prefeito Nascimento, o deputado disse que tudo ocorreu por culpa do prefeito que não honrou o compromisso que havia, tácito, de o mesmo apoiar a candidatura de doutor Aledson a deputado estadual nas eleições do ano passado, acrescentando que Aledson e Alan agiram sempre com lealdade em relação ao prefeito. Quanto à questão partidária, sobre quem ficará com o comando da legenda PSB, Gervásio Maia disse que poderá até haver um sorteio, no que doutor Aledson interviu, dizendo: “Não, se o prefeito, que está inelegível, puder ser o candidato, a legenda será dele. Se não, é natural que a legenda abrigue a candidatura de Alan Moura”. Diante dessa assertiva, Maia disse que, de qualquer maneira, alguém vai ter de sair do partido, porém, qualquer decisão que venha a ser tomada terá de passar também por ele [Gervásio] e que não vai aceitar constrangimentos, acrescentando que quem elege não é legenda, mas sim, projeto de governo e aceitação popular. Por fim, o deputado federal reafirmou que dará apoio ao candidato do grupo “Moura” e que virá para Princesa, na campanha, para andar e pedir votos de rua em rua, na companhia do doutor Alan Moura. Presentes àquela demolidora e, ao mesmo tempo, construtiva entrevista, estavam, além de Aledson e Alan Moura, o ex-prefeito Thiago Pereira que também empresta apoio à candidatura liderada pelo grupo “Moura”. A política de Princesa tá pegando fogo e, quem for fraco, que se tore. Êita!

(ESCRITO POR DOMINGOS SÁVIO MAXIMIANO ROBERTO, EM 30 DE JUNHO DE 2019).

DOMINGUEIRAS

. AS ELEIÇÕES DO ANO QUE VEM SERÃO POR DEMAIS EMBLEMÁTICAS. FACE AO SACO DE GATOS EM QUE ESTÁ TRANSFORMADA A POLÍTICA PRINCESENSE, AS APURAÇÕES DEVERÃO OCORRER NUM ZOOLÓGICO.

. COMER TATU É BOM, QUE PENA QUE DÁ DOR NAS COSTAS... JÁ O PEBA...

. O BATE BOLA ENTRE MOURAS E NASCIMENTO PODERÁ TRAZER DIVIDENDOS POLÍTICOS PARA PRINCESA: DOIS DOS DEPUTADOS POR ELES APOIADOS (HERVÁSIO E GERVÁSIO, QUASE HOMÔNIMOS) JÁ VIERAM DAR ENTREVISTAS NA RÁDIO “PRINCESA FM”.

. O PRÉ-CANDIDATO A PREFEITO DO PSDB, SIDNEY FILHO, DEFENDE DUAS BANDEIRAS IMPORTANTES PARA PRINCESA: UM CAMPUS DA UEPB – UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA E UMA MATERNIDADE.

. O VEREADOR ERIVONALDO FREIRE VEM DEMONSTRANDO MUITA CORAGEM NO COMBATE RADIOFÔNICO ÀS FALCATRUAS E MENTIRAS DO PREFEITO NASCIMENTO.

 O MINISTRO SÉRGIO MORO TÁ DE CALÇAS CURTAS. SEMANA PASSADA FOI INQUIRIDO PELOS SENADORES E, SEMANA QUE VEM VAI À CÂMARA FEDERAL. LÁ É MAIS 500!

. A FALA DO PREFEITO DE PRINCESA, NÁ RÁDIO, NA ÚLTIMA TERÇA-FEIRA, DENOTA CLARAMENTE QUE A MINHA OPOSIÇÃO O VEM INCOMODANDO SOBREMANEIRA. FAZER O CONTRADITÓRIO COM ELE É FÁCIL. DIFÍCIL MESMO, PARA ELE, É CONTROLAR-SE EMOCIONALMENTE.

. AGORA É CACETE! DEPOIS QUE OS “MOURAS” ROMPERAM COM NASCIMENTO, O LIXO TÁ SAINDO DE DEBAIXO DO TAPETE E ESTÃO VINDO A LUME AS INCOMPETÊNCIAS DO PREFEITO. PRINCIPALMENTE NA SAÚDE.

. A FEIRA DOS ANIMAIS, AGORA, OCUPA TODAS AS RUAS DA CIDADE DE PRINCESA. É JEGUE, CAVALO, BODE, VACA, TUDO QUANTO É BICHO CIRCULANDO, SOLTOS, PELAS RUAS.

. SEMANA QUE VEM ENUMERAREI AS OBRAS REALIZADAS NA MINHA ADMINISTRAÇÃO, COM FOTOGRAFIA E TUDO, PARA MOSTRAR AO PREFEITO NASCIMENTO QUEM É QUE VAI MORRER DE INVEJA.

sábado, 29 de junho de 2019

A PREFEITURA DE SÃO JOSÉ DE PRINCESA DANDO LIÇÃO





     Faço aqui louvores à administração municipal de São José de Princesa, no que tange à educação. Por iniciativa da Prefeita Assunção e com o total apoio da Secretária Rúbia Matuto, aquela edilidade adquiriu 20 (VINTE) exemplares do livro: “Princesa – História e Voto” - escrito e lançado por este que escreve -, versando sobre a história de Princesa e demais fatos políticos do município (que antes incluía o então Distrito de São José) contados desde 1935 até o ano de 2016. Os volumes acima referidos deverão ser distribuídos nas escolas públicas daquela cidade e serão também destinados à Biblioteca Municipal. Parabenizo esta ação em prol da educação e da cultura, não porque o livro é de minha autoria, mas porque, segundo os críticos, a obra reveste-se de importância não pelo valor literário, mas sim pelas informações várias que traz sobre a história, a cultura, a política e demais assuntos interessantes aos jovens estudantes, haja vista ser resultado de um rigoroso trabalho de pesquisa. Parabéns São José de Princesa!

É TIDO COMO POLITICAMNTE CORRETO? SOY CONTRA!



Foto internet 

     A política de desconstrução que vem sendo implementada pelo governo Bolsonaro é, realmente, assustadora: sete Decretos e um Projeto de Lei com o intuito de conceder o direito indiscriminado às pessoas, de possuir armas e munições, em frontal desrespeito ao Estatuto do Desarmamento; a proibição do uso de cadeirinhas para transportar crianças menores de oito anos em veículos automotores; o uso de agrotóxicos (muitos deles tidos como “neurotóxicos”) nas lavouras brasileiras, que são proibidos na maioria dos países civilizados, dentre outras desconstruções. Essas intempestivas medidas, muitas vezes tomadas na contramão da institucionalidade, segundo a opinião da maioria dos Senadores e Deputados; da Procuradoria Geral da União e de alguns ministros do STF - Supremo Tribunal Federal podem provocar caos ou insegurança jurídica, além de apresentarem-se, no mais das vezes, como extrapolação de poder. O presidente precisa descer do palanque, esquecer o PT, parar de legislar, agir com responsabilidade e aprender, o mais rapidamente possível, a governar com equilíbrio e parcimônia. Os que erraram antes dele já estão pagando - alguns na cadeia e, a maioria, no ostracismo político imposto pela rejeição popular exercitada nas urnas do ano passado. O ex-presidente Washington Luís dizia que: “Governar é fazer estradas”. Hoje, esse lema poderia ser interpretado de forma diferente: “Governar é seguir pela estrada certa”.

PERFIS DE PRINCESESNSES ILUSTRES





ADRIANO FEITOSA CAVALCANTI nasceu em Princesa em 03 de maio de 1871, filho de Adriano Cavalcanti de Albuquerque e de dona Mariana de Almeida Cavalcanti. Casou-se, em 1897 com dona Jozina Lima Cavalcanti Amaral. Dessa união matrimonial nasceu Onézima Lima Cavalcanti. Aprendeu as primeiras letras em casa com sua mãe. Muito inteligente e dotado de grande poder de assimilação, além de vocacionado para as letras, continuou seu aprendizado em escolas particulares que, eventualmente, se instalaram na então Vila de Princesa, porém, foi mesmo na qualidade de autodidata que se tornou Adriano Feitosa, um intelectual refinado para aquela época. Adulto, já imbuído do saber, transformou-se no que chamamos hoje de “Professor Leigo” e instalou, em Princesa, uma escola particular que foi responsável pelo início da formação educacional de vários princesenses ilustres, a exemplo do grande tribuno Alcides Vieira Carneiro; do maestro, músico e compositor Joaquim Leandro de Carvalho; do também maestro João Batista Siqueira; do literato cordelista Laurindo Gomes Maciel, dentre outros expoentes da cultura princesense. Auxiliado, na arte de ensinar, pelo sobrinho Enock Cavalcanti – que era também regente de bandas, instrumentista e compositor -, o professor Adriano Feitosa chegou a abrigar em sua escola, cerca de oitenta alunos de várias idades. Seu estabelecimento particular de educação chegou ao auge em 1918, quando funcionava numa casa situada à Rua Padre Arcoverde (hoje, localizada no oitão da Igreja Católica de Princesa). A importância de Feitosa como educador foi tanta, que, em sua autobiografia, o destacado intelectual princesense, Alcides Carneiro, o descreveu como: “O homem que ensinou Princesa a ler e a falar”. O que se depreende - baseado nos parcos registros existentes sobre a Escola do professor Adriano Feitosa -, é que o mesmo enveredou nessa missão de ensinar com muito altruísmo e movido somente pela vontade de servir à sua Terra, uma vez não haver nenhuma referência sobre se o mesmo auferiu algum lucro financeiro nesse empreendimento educacional. Além das atividades voltadas para a educação, o professor Adriano Feitosa Cavalcanti adentrou também no campo da atuação política.  Nessa seara, militou sempre na agremiação partidária liderada pelo coronel José Pereira Lima. Eleito Vereador à Câmara Municipal de Princesa, nas eleições de 1935, tornou-se, também por eleição, o Primeiro Presidente da Câmara Municipal de Princesa (antes, tanto os vereadores quanto os presidentes do então chamado “Conselho de Câmara”, eram nomeados).  Sua única experiência político-eleitoral foi esta, pois, com a instalação da ditadura do “Estado Novo” em 1937, teve seu mandato cassado e, quando da redemocratização do País, em 1945, e o restabelecimento das eleições, já havia falecido. Em sua homenagem, tanto pelo muito que fez pela educação do município como pela sua breve, porém, profícua atuação política quando organizou o início dos trabalhos legislativos do município, hoje, a Câmara Municipal de Princesa Isabel recebe o nome de “Casa de Adriano Feitosa Cavalcanti”. Além dessa homenagem, está também, o nome desse ilustre educador, inscrito em uma das placas que nomeiam ruas da cidade de Princesa. Homenageado está também, Adriano Feitosa, na vizinha cidade de Tavares onde é patrono da maior escola pública daquela municipalidade. Faleceu, o professor Adriano Feitosa Cavalcanti, aos 72 anos de idade, em 1943. Em que pese vermo-nos privados - quando da feitura deste escrito -, de mais dados biográficos sobre esse nobre filho de Princesa, registramos aqui o pouco que restou em resgate de sua importante história para que fique, definitivamente, inscrito nos anais dos filhos ilustres dessa histórica Terra que é Princesa.
·         Na fotografia que encima este Perfil Biográfico, estão retratados quase 80 (OITENTA) alunos da Escola do professor ADRIANO FEITOSA CAVALCANTI. Dentre eles, constam, além de Alcides Vieira Carneiro, vários outros filhos ilustres de Princesa.


(ESCRITO POR DOMINGOS SÁVIO MAXIMIANO ROBERTO, EM 29 DE JUNHO DE 2019).

sexta-feira, 28 de junho de 2019

VISITA AO PROFESSOR ZÉ CALUNGA




     Hoje, na companhia do ex-vereador Rogal, estive em visita à residência do professor JOSÉ LEANDRO DA SILVA, mais conhecido como “Zé Calunga”. Na ocasião o nobre professor aposentado, já aos 77 anos de idade, se dispôs, gentilmente, a fornecer-me informações sobre fatos inerentes ao esporte de Princesa que serão de grande valia para a construção de perfis de princesenses ilustres e também como resgate da história futebolística da nossa querida Princesa. Nominandista que sempre foi “Calunga” prestou também algumas informações acerca da política princesense. Agradeço com um forte abraço a gentileza, a disponibilidade em servir e a educação em receber desse cidadão respeitado. Obrigado “Zé Calunga!”.

(ESCRITO POR DOMINGOS SÁVIO MAXIMIANO ROBERTO, EM 28 DE JUNHO DE 2019).