No último dia 31 de maio, completaram-se 50 anos do falecimento do líder maior do povoado de Lagoa da Cruz, TOMÉ FRANCISCO DA SILVA. Esse cidadão foi pródigo em servir à sua terra e cioso quanto à educação e ao encaminhamento de sua prole. Formou médicos seus dois filhos homens e professoras as três filhas mulheres. Pai de família exemplar e líder político respeitado - em que pese jamais haver exercido mandato eletivo -, era sua a última palavra em quaisquer dos assuntos afetos aos interesses daquela comunidade quase rural. Incentivou a educação, concursou para a construção do primeiro e único campo de pouso para pequenos aviões, existente na Serra do Teixeira. Funcionava como um “prefeito” daquele arruado: apartava brigas; fazia casamentos; apadrinhava crianças; resolvia questões de heranças, de moças “perdidas” e de infidelidade conjugal, enfim era um “faz tudo” do lugar. Faleceu ainda na meia idade mas deixou um legado tão importante que hoje empresta seu nome para a Escola da Lagoa da Cruz, uma das mais importantes e premiadas escolas públicas do Brasil. Por tudo que aqui expus e pelo que não sei ou me esqueci, está Tomé Francisco a merecer a homenagem do povo de sua terrinha e, por extensão, de todo o povo de Princesa.
Além da Escola seu nome bem empregado, tem a rua principal também o seu nome onde residiu por muitos anos. São vários os legados deixados.Abraços!
ResponderExcluirBom dia! Além da Escola seu nome bem empregado,a rua principal tem também o seu nome, rua onde residiu por muitos anos. Abraços!
ResponderExcluirDominguinhos,
ResponderExcluirAgradeço a homenagem prestada a meu avô, com quem convivi por poucos e preciosos momentos.
Meu pai, filho mais velho de Tomé Francisco, lhe devotava enorme admiração e tinha sempre uma história de meu avô para contar.
Cresci ouvindo as boas histórias de Seu Tomé, que invariavelmente abordavam valores, princípios e retidão na conduta.
Um abraço