sábado, 8 de agosto de 2020

MEU AMIGO EUDES CHAVES



Hoje, dia 08 de agosto, o meu dileto amigo EUDES CHAVES, completa eras. São 73 anos de idade que, pela vitalidade que apresenta, poderiam ter um desconto de mais de 10%. Eudes, nascido na cidade paraibana de Alagoa Grande, é princesense por direito outorgado pelo Poder Legislativo de Princesa e “princesado” por amor à nossa querida Terrinha. Aqui chegou, no início da década de 1970, para gerenciar a agência do Banco do Estado da Paraíba. Inteligente, alegre, bem humorado e com grande presença de espírito, logo se fez inserir no meio social, conquistando várias amizades. Namorou com uma das moças mais bonitas da cidade - Edna Maria de Carvalho, mais conhecida como Edna de “seu” Tião Basílio -, com ela noivou, casou e constituiu família, tendo os filhos: Juliano, Larissa e Vinícius. Residiu em Princesa por algum tempo, mas por força de sua profissão, foi transferido - por promoção -, para outras cidades do Estado. Mais tarde, já aposentado do Paraiban, retornou para cá e aqui instalou uma panificadora; depois, foi nomeado tesoureiro do Hospital Regional e, concomitantemente, instalou uma distribuidora de gás de cozinha. Por motivos particulares, no final de 2009, retornou a João Pessoa, onde reside até hoje.

Bom-humor e Poesia

Eudes, em sua alegria e espirituosidade, é um verdadeiro humorista. Conversador, engraçado e criador de termos (aqui reproduzo alguns, que somente nós entendemos: “Lampe-panfle”; “trocadalho do carilho”; “parte com o cão”, dentre outros), chegou ao ponto de curar um câncer, do qual foi acometido, usando como terapia, zonar com a própria doença. Amante de Princesa e metido a poeta, nosso homenageado, pediu socorro poético ao nosso grande poeta e cordelista, Rena Bezerra e, no ano de 2002, numa mesa de bar, lá no Bairro Maia, compuseram, a quatro mãos - em homenagem à sua Terra por adoção -, a seguinte poesia que, até que enfim vê hoje realizado o seu sonho de publicá-la:

I

ESSA PRINCESA TÃO BELA

JÁ FOI MINHA IMPERATRIZ

MINHA DAMA, MINHA ATRIZ

FOI TAMBÉM MINHA DONZELA

EU ME APAIXONEI POR ELA

ELA É MINHA QUERIDA

MAS, HOJE TÁ TÃO SOFRIDA

QUE DE CHORAR ESTOU FRACO

SE A VIDA FOSSE UM BURACO

PRINCESA TERIA VIDA

 

II

PRINCESA, VOLTEI A TI

POR AMOR E POR SAUDADE

E PELA PAIXÃO QUE TENHO

À TUA FIDELIDADE

FUI CHEGANDO E SORRI

E NUM INSTANTE SENTI

A NOSSA FELIZ CIDADE

 

Parabéns, meu amigo Eudes Chaves, pelo seu aniversário, e que esta merecida homenagem o estimule a visitar a sua Terra, como um filho pródigo, que volta para matar as suas e as nossas saudades. Viva Princesa!

 

DSMR, EM 08 DE AGOSTO DE 2020.

Nenhum comentário:

Postar um comentário