Bailarina de catorze
anos
1880, bronze
com policromia e tecido, 99 x 40 x 40 cm
EDGAR DEGAS
As primeiras
referências de Degas foram Ingres (1780-1867) e Edouard Manet (1832-1883), que
orientaram sua pintura em direção à representação de temas modernos. Depois da
derrota da França na guerra contra a Prússia (1870-71) e dos eventos da Comuna
de Paris (1871), Degas viajou a Nova Orleans, cidade natal de sua mãe. Voltou a
Paris em 1873 e, decepcionado com os salões oficiais, juntou-se ao grupo de
jovens artistas que passaram a ser conhecidos como impressionistas. Degas teve
um papel importante na organização das oito exposições do grupo, realizadas
entre 1874 e 1886. Ele não prezava a pintura de paisagem ao ar livre; preferia
estudar o movimento da figura humana e dos animais, utilizando, de forma
pioneira, os recursos ópticos da fotografia. O MASP possui um extraordinário
conjunto de 73 esculturas do artista. Criadas em função de experimentos na
pintura e no desenho, foram fundidas em bronze após sua morte. A única escultura
exposta publicamente durante sua vida foi Bailarina
de catorze anos (1880). Realizada originalmente em cera colorida, com tutu
de tule branco e uma peruca atada com uma fita, a obra remete à escultura
policromada de efeito realista e teatral existente em várias tradições, desde a
Antiguidade até o presépio setecentista. (Extraído do Guia do MASP – Museu de Arte de
São Paulo).
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