Tivemos, ontem 04/10) - como que para refletirmos sobre as coisas da natureza, no dia dedicado ao santo protetor dos animais e do meio ambiente, São Francisco de Assis -uma tarde de paz e aflição ao mesmo tempo. A partir do meio-dia, as redes sociais das quais somos totalmente dependentes (Facebook, Instagram WhatsApp, entraram em pane e somente retornaram a funcionar no final da tarde.
Foi uma saudade aliviada, mas contida de total desamparo, Ilhados do resto do mundo, Sem comunicação, vimos quanto somos dependentes dessa tecnologia. Da mesma forma que não podemos mais viver sem energia elétrica, hoje, também não vivemos mais sem esses meios de comunicação. O natural passa despercebido quando funciona. Em pane, no entanto, provoca transtornos imensuráveis.
Além do silencio, o sentimento impotente de que estávamos alheios ao que acontecia lá fora. Sem falar nas perdes financeiras. Somente aos proprietários das redes comandadas pelo Facebook, os prejuízos orçam em mais de 6 bilhões de reais. E os negocios que deixaram de ser fechados? A tecnologia tem dessas coisas, ajuda, mas nos deixa dependentes, incapazes de criar meios alternativos. Depois de ontem, vimos que somos hoje completamente reféns dessas novidades digitais.
Verdade...deu tempo sentir saudades da velha correspondência vinda pelos correios.
ResponderExcluir