segunda-feira, 8 de novembro de 2021

Falando de Arte


A Virgem com o menino de pé, abraçando a mãe (Madonna Willys) – GIOVANNI BELLINI

1480-90, ÓLEO SOBRE MADEIRA, 75 X 58,5 CM

 

Membro de uma família de artistas, Giovanni Bellini colaborava com o pai, o pintor Jacopo Bellini (1396-1470), até começar a receber encomendas próprias. O artista assimilou de seu cunhado, o pintor Andrea Mantegna (1431-1506), qualidades como o desenho rigoroso e a expressividade das figuras retratadas. A partir de 1483, Bellini tornou-se pintor oficial da República de Veneza, onde comandava o maior ateliê da época. Na pintura do MASP, A Virgem com o menino de pé, abraçando a mãe (Madonna Willys) (1480-90), Bellini mostrou uma certa distância entre Maria e Jesus. Embora os corpos estejam próximos, as expressões faciais são melancólicas, e Maria parece se esquivar; não há a mesma ternura presente nas outras madonas italianas do período. A pintura apresenta as duas figuras atrás de um parapeito, que separa o espectador da cena, enfatizando a transcendência do aspecto divino das personagens em relação à vida mundana. O parapeito pode sugerir, também, a mesa de um altar sobre o qual o menino é oferecido em sacrifício. Nesta obra, Bellini incorporou a espacialidade proposta pela pintura florentina, marcada pela profundidade do espaço, sem perder o simbolismo e certo rigor formal característico da tradição de origem bizantina. (Extraído do Guia do MASP).

 



Nenhum comentário:

Postar um comentário