quinta-feira, 18 de novembro de 2021

Hoje, Princesa comemora 100 anos de sua elevação à condição de cidade

Em decisão por demais acertada, a Câmara Municipal de Princesa aprovou no último dia 10 deste mês de novembro, a Lei nº 1.630, que dispõe sobre a alteração da data comemorativa da Emancipação Político-administrativa do município de Princesa Isabel. Desde 1977, erroneamente, comemorávamos a Emancipação em 18 de novembro o que, na verdade, é a data da elevação da então Vila de Princesa à condição de cidade – o último status de um burgo.

A verdadeira data da Emancipação Política do nosso município é 26 de novembro de 1875. Isso foi resgatado, graças ao profícuo trabalho de pesquisa encetado pelo historiador princesense, Francisco Florêncio de Carvalho. Em face dessa modificação, na próxima sexta-feira (26), poderemos comemorar o 146º aniversário de autonomia político-administrativa de Princesa quando, naquela data, foi desmembrada do município de Piancó. Oportunamente, faremos referência mais acurada acerca dessa efeméride e da história desse importante município paraibano.

Não temos conhecimento, no entanto, se na esteira da modificação da data comemorativa, a Câmara Municipal tomou também as providências corretivas quanto ao feriado municipal e sobre a modificação da legenda constante no Brasão de Armas do município, onde está ainda inscrita a data de 18 de novembro de 1921. É claro que ambas as datas se revestem de grande importância, e podem ser comemoradas de forma conjunta, uma vez que o interregno de uma para a outra é de apenas sete dias. Mesmo deixando de carregar a importância anterior, a data de hoje é por demais emblemática, afinal, completa-se um século de Princesa na condição de cidade.




Um comentário: