terça-feira, 12 de abril de 2022

RESGATE FOLCLÓRICO E CULTURAL

O FORRÓ DE “LUIZINHO DE CALÚ”

     O ”FORRÓ DE LUIZINHO DE CALÚ” existiu em Princesa, nas décadas de 70 e 80. Essa dança acontecia a partir das 17 horas das quintas e sextas-feiras, sábados e domingos. Situava-se à atual Rua “Vereador José Matias”, no Bairro do Cancão, exatamente onde hoje funciona a loja de materiais para construções, pertencente ao empresário Toinho de Gino. Ali todos se divertiam à vontade, ao som de uma radiola que era controlada por Luizinho de Calú.

A porta de entrada era amparada por uma empanada que protegia os dançarinos dos olhares curiosos. A dança ali era exercitada com muita democracia, pois, dançavam todos com todo mundo. Mulheres casadas compareciam e dançavam à vontade com outros homens que não os seus e, homens casados, faziam o mesmo com as mulheres alheias. Essa dança era também chamada de “Forró do Chiado”.

Pagava-se barato em troca desse divertimento dançante, o que varava a noite e, para animar, aqui acolá acontecia uma “imbuança” que, no mais das vezes culminava com uma “mão-de-tapa” que logo era apartada pelo dono do Forró. Com a trágica morte de Luizinho de Calú, acabou-se, para tristeza de muitos, o Forró do Chiado, ficando somente a saudade.







Nenhum comentário:

Postar um comentário