quarta-feira, 15 de junho de 2022

AS RUAS ANTIGAS DE PRINCESA

A Rua mais antiga de Princesa é a "Rua Major Feliciano", situada no Bairro do Cruzeiro. Foi ali onde o primeiro aglomerado de pessoas se situou mesmo antes de Princesa se transformar em Vila. É sabido que o núcleo residencial de Princesa começou em Patos (atual Patos de Irerê). Sem explicação que eu conheça, em certo momento, os grandes proprietários de terras resolveram edificar seus imóveis residenciais no entorno da Lagoa da Perdição.

Ai, surgiu a nova Vila. O nosso burgo, que têm mais de dois séculos de existência, teve, em sua fundação, uma rua principal à qual deram o nome do coronel Marcolino Pereira Lima (pai do coronel José Pereira), mas logo a apelidaram de "Rua Grande". Depois, formou-se um novo arruado, que foi nominado de Rua Coronel Florentino - em homenagem ao primeiro chefe político de Princesa -, que é mais conhecida como "Rua Nova"

Depois dessas duas ruas principais, outras foram surgindo. Primeiro, a Rua professor Rosas, chamada de "Rua da Lagoa" por estar localizada às margens da Lagoa da Perdição (atual Praça da Estrela). Depois veio a Rua São Roque, assim denominada em homenagem ao santo protetor que, para muitos, ajudou a debelar a peste (Febre Amarela) que assolou Princesa no início do século passado. Mais tarde, um aglomerado de casas em extensão à "Rua Grande", que antes se chamava "Rua da Ladeira", teve seu nome substituído para Avenida Presidente João Pessoa (mais conhecida como "Ruadavenida").

Essa titulação causou grande polêmica pelo fato de aquele logradouro levar o nome do presidente paraibano que ameaçou bombardear Princesa em 1930. Coisas da política, mas com o tempo os ânimos arrefeceram e hoje, ninguém fala mais nisso. Nessas ruas acima relacionadas, residiam as pessoas "de bem" e, os pobres, moravam na periferia, em dois bairros denominados de Cancão e Cruzeiro, que hoje já fazem parte da área nobre da cidade. A Princesa de hoje, conta com mais de trezentas ruas.








Nenhum comentário:

Postar um comentário