quinta-feira, 3 de novembro de 2022

Lula: o homem que vai governar o Brasil pela 3ª vez

Das nove eleições presidenciais já ocorridas no Brasil, desde a redemocratização, o nordestino Luís Inácio Lula da Silva, concorreu em seis delas e ganhou três. Um recorde nacional quando somente ele [Lula] foi eleito pela terceira vez para o cargo da maior magistratura do país. Além desse feito, Lula é também o homem mais velho (77 anos de idade) eleito presidente.

Nordestino de Caetés/PE, pau-de-arara, partiu ainda menino, junto com a mãe e irmãos, para São Paulo. Ali, foi engraxate, vendedor de jornais e metalúrgico. Na condição dessa última função, Lula ascendeu ao cargo de presidente do sindicato de sua classe. A partir daí, Lula exerceu grande influência na política brasileira, o que o fez fundar um partido político, o Partido dos Trabalhadores – PT, em 1980.

Eleito deputado constituinte em 1986, já havia concorrido ao governo de São Paulo, em 1982 sem êxito eleitoral. Candidatou-se pela primeira vez, em 1989, à presidência da República, quando foi derrotado nas urnas por Fernando Collor (PRN). Insistente, concorreu novamente em 1994 e em 1998 quando perdeu ambas as eleições para Fernando Henrique Cardoso (PSDB). Em 2002 candidatou-se de novo e logrou êxito nas urnas quando derrotou o tucano José Serra (PSDB) e foi reeleito, em 2006, contra o seu atual vice, Geraldo Alckmin (PSDB).

Avaliado com mais de 80% de ótimo e bom, ao final de seus dois mandatos, indicou Dilma Rousseff (PT), para substituí-lo. Dilma foi eleita e reeleita, mas, sem jogo de cintura, foi engolida pela política e teve seu mandato cassado. A partir daí, começou o inferno astral de Lula. Líder nas pesquisas eleitorais para o pleito de 2018, foi acusado de corrupção e, sumariamente condenado e preso. Na impossibilidade de Lula concorrer nas eleições de 2018, o PT apresentou Fernando Haddad que foi derrotado, no segundo turno, pelo atual presidente, Jair Messias Bolsonaro (PSL).   

Em abril de 2021, o Supremo Tribunal Federal – STF, entendeu que os processos que condenaram Lula estavam eivados de irregularidades, anulou-os e, o então ex-presidente, depois de 580 dias na cadeia, foi libertado. A partir daí, já como pré-candidato à presidência, Lula passou a liderar todas as pesquisas de intenções de votos para o pleito de 2022. No último domingo (30), Lula foi eleito como o 39º presidente do Brasil quando derrotou o atual presidente, Jair Messias Bolsonaro. Nesses 132 anos de República, nenhum político brasileiro teve a performance político-eleitoral do homem que vai governar o Brasil a partir de 1º de janeiro de 2023. Uma verdadeira saga.




Nenhum comentário:

Postar um comentário