quinta-feira, 20 de julho de 2023

54 anos da conquista da Lua

Há exatos 54 anos, o homem pisava pela primeira vez na Lua. Esse fato histórico ocorreu em 20 de julho de 1969 quando três astronautas, levados pela nave espacial Apolo 11, do programa espacial da NASA - Agência Espacial Americana, pousaram no único satélite natural da Terra, foram eles: Neil Armstrong (este o primeiro homem a pisar na Lua), Buzz Aldrin e Michael Collins (este último permaneceu em órbita dando suporte aos companheiros). As viagens a Lua continuaram até 1972 com mais cinco expedições tripuladas por seres humanos. Ao todo, 12 pessoas caminharam pelo solo lunar.

A Lua, como disse, é o único satélite natural da Terra, o 5° maior do sistema solar, dista da Terra 384.400 km, tem 4 fases (nova, cheia, crescente e minguante) e se formou há aproximadamente 4,5 bilhões de anos, resultado de um grande impacto de um corpo celeste com a Terra e, desde então, faz sua órbita em torno da Terra e do Sol, numa interação que influencia no movimento das marés dos oceanos terrestres. Antes, em 1959, a sonda "Luna", do programa espacial da então URSS, aproximou-se da superfície lunar e conseguiu obter várias fotografias que ajudaram nos estudos sobre aquele satélite.

10 anos mais tarde, em 20 de julho de 1969, os americanos fizeram história quando mandaram para a Lua uma missão tripulada por humanos o que promoveu a conquista do nosso satélite natural. O astronauta que teve o privilégio de pôr os pés na Lua pela primeira vez, Neil Armstrong, ao pisar no solo lunar, disse. "Um pequeno passo para o homem, mas um gigantesco passo para a humanidade". Depois disso, seis outras expedições da NASA foram enviadas a Lua. Recentemente, missões promovidas, conjuntamente, pela India e os EUA, constataram a existência de água congelada na superficie dos polos lunares. Até o final deste década, os EUA intencionam mandar uma missão tripulada àquele satélite.



Nenhum comentário:

Postar um comentário