terça-feira, 21 de novembro de 2023

Nominando é histórico

 

Normalmente as dinâmicas do poder "enxugam" o acesso da sociedade ao mesmo. Muitos conseguem fazê-lo só quando tem acesso a alguém ou algo que o coloque na situação de encontro. Mas essa própria esquematização, que cada vez mais, foi ficando engessada e difícil , vai de encontro ao conceito democrático, onde as repartições , entidades e poderes devem defender , absolutamente, a sociedade e suas graves distorções, seja fiscalizando , cobrando, executando ou punindo. 

      Mas na história , sempre tem alguém que chega pra romper essas "amarras", que busca trazer uma dinâmica diferente e verdadeira, não uma inércia "mascarada" de protocolos e burocracia. Assim sendo, coloca-se o que é fundamental para a sociedade : o ACESSO. Nesse precioso caminho, o processo é duro , não é fácil e necessita , principalmente, de coragem. É um caminho sem volta e necessário e saudável para todos. 

       A corte de contas da Paraíba , especialmente, está vivendo um momento assim, pelas mãos do talentosíssimo e corajoso Presidente e conselheiro Nominando Diniz. A ruptura da burocracia e a criação do tribunal itinerante, levando a corte aos mais distantes locais do estado; o programa raízes culturais , trazendo as cidades com seus artistas, suas obras e acervos delas para apresentarem a todo o estado; levando o corpo técnico, e até a presença do próprio presidente, as visitaçõe das obras e maquinários públicos , na verificação "in loco" do atendimento a sociedade. 

      Nominando deve ser copiado por todos e principalmente pelas instituições engessadas e de difícil acesso, Nominando é histórico e impressionante. Resgatar o que é primordial a democracia, escutar a sociedade e seus representantes, e nesse ciclo não deixar nenhuma parte de fora do processo. Poderia eu , escrever uma tese de TCC sobre o momento vivido pelo presidente da corte de contas da Paraíba, é magistral esse caminho , respeitando o processo integralmente.  

      Para biografias serem completas , dizem que temos que ter feito 3 coisas na vida : plantar uma arvore, ter um filho e escrever um livro. Nominando fez muito mais além das 3, e com maestria (me guardo a falar sobre a sua biografia em outra publicação). Na verdade, aqui caberia escrever vários livros , tanto sobre sua atuação , como sobre suas ideias, mas resumirei : ele é a história.

Fonte:https://piagora10.blogspot.com/2023/11/nominando-e-historico.html?m=1

Nenhum comentário:

Postar um comentário