sexta-feira, 7 de junho de 2024

A polêmica do arroz

O arroz é um dos principais pratos da mesa do brasileiro. Ultimamente, esse alimento virou moda, alçado a protagonista do noticiário quando sumiu por conta da tragédia climática que assola o Rio Grande do Sul, o estado maior produtor desse alimento no Brasil. É certo que a colheita já havia sido feita antes das enchentes. O problema agora é a dificuldade para o escoamento do produto para os demais Estados do Brasil. Para evitar o desabastecimento, restou ao governo federal, a importação.

Pegando carona na tragédia e na escassez de arroz, de tudo já disseram. São Fake News para todos os gostos. Inventaram até que o arroz importado é de plástico. Agora, com a derrubada da liminar impetrada pelos produtores do Rio Grande do Sul, finalmente, o governo vai poder importar a cerealifera. A Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB, vai comercializar, através de leilão, cerca de 263,3 mil toneladas de arroz do Paraguai, Uruguai e Argentina.

O arroz, que surgiu no Sudeste da Ásia, é um cereal que vem sendo cultivado no mundo desde 3000 a.C. São vários os tipos de arroz: integral, parbolizado, agulha, arbóreo, etc., está presente nas mesas de mais da metade da população humana do Planeta e é a terceira cultura cerealífera do mundo, ultrapassado apenas pelo milho e pelo trigo. Rico em hidratos de carbono, associado ao feijão é, no Brasil, o carro chefe da nossa base alimentar.



Nenhum comentário:

Postar um comentário