O tempo urge e tudo passa muito rapidamente. Há bem pouco tempo nem se falava em eleições. No entanto, no decorrer de um ano tudo começou a tomar corpo e as coisas começaram a acontecer, algumas, imprevistas e inusitadas. Surpresas aconteceram, aqui em Princesa, de ambos os lados. Na seara da oposição, ninguém apostava na união do grupo Diniz com o grupo Moura, tampouco na decisão de Rúbia Matuto em disputar a prefeitura de Princesa. É ela a primeira mulher, na história política de Princesa, a postular esse cargo através das urnas.
No seio da facção política que está no poder, muitas coisas também aconteceram. Primeiro, quanto à escolha do candidato quando o atual prefeito insistia na indicação do tesoureiro Fábio Brás ou da secretária de Educação Ana Paula. Sem respaldo popular, o alcaide sucumbiu à realidade das pesquisas eleitorais que davam como certa a derrota, caso optasse por algum desses nomes e, mesmo a contragosto, optou pelo presidente da Câmara, vereador Ednaldo Melo, mais conhecido por Garrancho.
Estão postas as duas pré-candidaturas. A da oposição, liderada pela Matuta, promete fazer uma revolução na área da Saúde - o setor mais desmantelado da atual administração e, também, promover o embelezamento da cidade e resgatar sua cultura histórica, suas festas tradicionais, etc. Já o pré-candidato da situação, Garrancho, pelos pronunciamentos que tivemos oportunidade de ouvir, fala sempre em continuar o trabalho do atual gestor, sem ter, até agora, carimbado sua marca pessoal na pré-campanha.
É certo que, a campanha verdadeiramente dita, não começou ainda e nenhum dos pré-candidatos apresentou seu programa de governo. No entanto, pelo que conhecemos dos dois pré-candidatos, podemos deduzir o que se pode esperar de cada um. De Rúbia, podemos esperar uma mudança na condução da administração comandada sob sua batuta. Do Garrancho, paira uma dúvida sobre quem realmente vai mandar, se ele ou o seu criador. O certo é que, a partir do início das campanhas eleitorais, o povo terá a oportunidade de avaliar os dois projetos.
Pelo que colhemos, as convenções partidárias deverão acontecer em breve. A do grupo liderado pelo prefeito Nascimento deverá ocorrer no próximo dia 20 deste mês e, a da oposição, certamente será realizada no dia 3 de agosto próximo. De conformidade com os partidos em que estão filiados os pré-candidatos, Rúbia Matuto concorrerá com o número 44 e, Garrancho, com o número 40. Os vereadores concorrerão em três chapas distintas: os da situação sob o manto do PSB e, os da oposição pela legenda do MDB. Correndo por fora, teremos a chamada "chapinha" pela qual concorrerão 12 candidatos pelo partido Republicanos. A partir do dia 16 de agosto começa a campanha e, o veredicto, será do povo!
Nenhum comentário:
Postar um comentário