quarta-feira, 31 de julho de 2024

PT reconhece a reeleição do ditador da Venezuela e Lula diz que não tem nada de grave!

 

Qual o crédito que terá, a partir de agora, o PT, quando falar de democracia? Na noite da última segunda-feira (29), o Partido dos Trabalhadores divulgou Nota reconhecendo a vitória eleitoral do ditador da Venezuela, Nicolás Maduro: "É importante que o presidente Nicolás Maduro, agora reeleito, continue o diálogo com a oposição, no sentido de superar os graves problemas da Venezuela, em grande medida, danos por sanções ilegais". O diálogo de Maduro com a oposição é prendê-los sob a acusação de tentativa de golpe contra seu regime despótico.

Não bastasse isso, a Nota acrescenta: "Saudamos o povo venezuelano pelo processo eleitoral" e diz que o pleito foi uma "jornada pacífica, democrática e soberana". Esse descaramento do Partido que governa o Brasil causa-nos tristeza e, ao mesmo tempo, vergonha. Como pode, uma legenda que sempre defendeu a democracia, dar aval a uma fraude deliberada para reconduzir à presidência de um país irmão, um déspota encastelado no poder amparado por um sistema corrupto?

Para completar, no dia de ontem (30), o presidente Luís Inácio Lula da Silva, afirmou que "Não tem nada de grave, nada de assustador". O presidente Lula acrescentou que, quando as atas da apuração dos votos forem apresentadas e, se houver alguma irregularidade, que a oposição entre na Justiça e aguarde o resultado. Simples assim. O problema é que, além da fraude deliberada, todos sabem que, a Justiça venezuelana, é completamente controlada pelo ditador Maduro. Pelo visto, o jeito é recorrer ao bispo!

A insistência do PT e de Lula em defenderem Nicolás Maduro somente por uma questão de ideologia, não tem fundamento. Mesmo o ditador venezuelano se dizendo de "esquerda" (algo completamente fora de moda), suas práticas, quanto a eleições, não são diferentes das de Trump ou de Bolsonaro. Quando Lula chancela um pleito claramente fraudulento, isso lhe dá um atestado de hipócrita e de conivente com o que há de pior na política. A persistir esse comportamento do nosso presidente, o retrato que tenho dele na minha parede, vai ser emborcado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário