segunda-feira, 26 de agosto de 2024

Em Princesa, polêmica sobre reforma de Praça

 

A divulgação, ontem (25) de uma maquete que reproduz projeto de reforma da Praça Epitácio Pessoa, em Princesa, apresentada pela candidata a prefeita, Rúbia Matuto (União Brasil), vem causando polêmica nos meios digitais. De um lado, a candidata da oposição vem mostrando projetos que constam de seu programa de governo e, do outro, pessoas ligadas ao grupo de situação, criticam e até sugerem impedimento para a realização das obras.

Quanto à Praça Epitácio Pessoa, uma voz dissonante postou nas redes sociais que aquele logradouro público faz parte do acervo histórico da cidade e não pode ser reformado sem autorização do IPHAN e do IPHAEP - Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico do Estado da Paraíba, respectivamente. É certo que toda e qualquer obra pública carece de licença para sua execução. Todavia, nesse caso, nada impediria a reforma daquela Praça.

Primeiro, porque a Praça Epitácio Pessoa já foi reformada várias vezes e, o que não pode ser modificado nem retirado é a estátua em corpo inteiro (aliás, a única em território nacional) do ex-presidente Epitácio Pessoa. É certo também que, obras de pedra e cimento não são prioridade em Princesa. O que grita por uma reforma é a saúde pública que está em estado de coma. No entanto, nada impede que as praças sejam também recuperadas. Ademais, vale salientar ser a especialidade da atual administração em derrubar árvores, enquanto Rúbia Matuto prima pelo cuidado urbanístico e nada pode nem deve impedir que num futuro próximo, ela promova o embelezamento da cidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário