sexta-feira, 1 de novembro de 2024

É a chantagem quem comanda

 

Governos devem se fazer fortes logo no início de sua construção. Cabe ao titular do mandato ter pulso e coragem de impor sua influência. Afinal, as consequências, boas ou más, mais tarde lhes caem na cabeça. Exemplos disso não faltam e, na política, isso sempre demandou muitos problemas. Faz-se necessário, portanto, que esses exemplos sejam estudados para que, de forma empírica, o governante aja pensando em seu futuro, no sucesso de sua administração e não dê com os burras n'água.

Exemplos disso não faltam: nos idos do início dos anos 2000, o atual prefeito de Princesa, Ricardo Pereira do Nascimento, mesmo sem ser o preferido do então prefeito, Thiago Pereira, fez pressão, e foi nomeado secretário de Saúde. Depois, ameaçado por uma candidatura de deputado estadual à sua revelia, Thiago teve de nomear o principal aliado de Nascimento como secretário de Infraestrutura. Com isso, o governo foi sendo minado pela influência de Nascimento e deu no que deu.

Mais recentemente, em 2019, temos o exemplo do governo do Estado quando, eleito governador, João Azevedo viu o ex-governador, Ricardo Coutinho - arvorado do direito de criador -, mexer os pauzinhos para continuar mandando num governo que não era seu. Deu no que deu. Os dois exemplos tiveram desfechos diferentes: no primeiro, o criador foi rifado pela criatura; no segundo, a criatura rifou o criador que, de grande liderança política passou para o ostracismo.

Na atual política de Princesa vivemos algo similar. Vestido numa saia justa (iguais às calças que veste), desde o processo de escolha do candidato, o prefeito eleito, Garrancho, luta para impor sua autoridade quanto às escolhas de seus auxiliares e de quem vai comandar a Câmara Municipal. As especulações são muitas e, as expectativas, também. Será que o novo prefeito se submeterá aos caprichos do chefe, ou imporá sua vontade garantindo um governo com sua grife e garantindo também seu futuro político? Isso só o tempo dirá.



Nenhum comentário:

Postar um comentário