sexta-feira, 22 de agosto de 2025

Pesquisas na Paraíba e no Brasil apontam favoritos para o pleito do ano que vem

Uma verdade incontestável é que: pesquisas não mentem. Principalmente aquelas que são feitas com seriedade e divulgadas por Institutos de Pesquisas renomados e que primam pela responsabilidade em bem informar. Durante esta semana, pesquisas foram divulgadas acerca das preferências dos eleitores quanto aos nomes dos possíveis candidatos à presidência da República e ao Governo do Estado da Paraíba. É certo que, os resultados, agradam a uns e desagradam a outros. No entanto, servem também para correções de rumos, até porque, pesquisa retrata o momento atual e tudo pode ser modificado ao longo do tempo uma vez que estamos a mais de um ano para as eleições de 2026.

Na Paraíba, a cada pesquisa divulgada, vem se confirmando um quadro que coloca o atual prefeito de João Pessoa, Cícero Lucena (PP) que detém 33% da preferência popular, como franco favorito, seguido do ex-deputado Pedro Cunha Lima (PSD) com 16% e pelo atual senador Efraim Filho (UB) que soma 15%. O candidato do governo, Lucas Ribeiro, pontua entre 8% e 9% e é claro que não está fora do páreo porque, governo é governo. Já para o Senado Federal, em que pese os esforços do presidente da Câmara Federal, deputado Hugo Motta (Republicanos) em emplacar o nome de seu pai, Nabor Wanderley, os pré-candidatos: João Azevedo (PSB) e Veneziano Vital do Rego (MDB), pontuam na frente, com folga.

No âmbito nacional o cenário do momento se apresenta favorável ao presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT) que, após longo declínio verificado desde o início do ano, se recupera agora e, de acordo com as pesquisas da Quest, é o preferido em todos os cenários, ou seja, se a eleição fosse hoje, Lula seria reeleito contra qualquer um dos pré-candidatos que ora se apresentam. É indubitável que esse resultado é fruto do atual momento político quando as chantagens econômicas e políticas promovidas pelo presidente dos EUA, em atendimento as gestões do deputado Eduardo Bolsonaro, tiveram o efeito contrário e, ao invés de punir o petista, lhes dão uma sobrevida eleitoral. Lula é como massa de bolo, quanto mais batem, mais cresce.



Nenhum comentário:

Postar um comentário