segunda-feira, 29 de setembro de 2025

Ninguém pode negar as mudanças climáticas

 

É certo que (ainda) não temos aqui tempestades violentas com ventanias devastadoras, todavia, o que vemos hoje, em nossa região, é uma mudança do clima que constatamos a olhos vistos. Aqui onde moro, no cocuruto do sítio Cedro, hoje, 29 de setembro - faltando um dia para adentrarmos no mês de outubro - o que vemos é um clima similar ao que presenciamos nos meses de maio, junho e julho: nevoeiro, garoa e frio de 19 graus.

A despeito disso, o presidente americano, Donald Trump, em seu discurso na última sessão da Assembleia Geral da ONU, se fez negacionista quanto ao clima dizendo que tudo isso é uma falácia, que está tudo dentro da normalidade. Negar o que diz a ciência pode até ser permissível, porém, negar a realidade é falta de responsabilidade, principalmente quando vem daqueles que detêm o poder de evitar catástrofes.

Está tudo mudado. Antigamente, pelo menos aqui em nossa região, nesse tempo, nós já estaríamos amargando calor de mais de 30 graus e o tempo já estaria se preparando para as trovoadas que antecedem o inverno. Mas, não; o que vemos é muito frio, vento e chuva fina, fenômenos próprios do fim de inverno. Na história da humanidade as mudanças climáticas sempre ocorreram, no entanto, as de agora são provocadas pelo homem e podem ser catastróticas. To com vontade de tazer a togueira de São João de novo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário