sexta-feira, 25 de outubro de 2019

PERFIS DE PRINCESENSES ILUTRES





FRANCISCO ÍTALO DUARTE KUMAMOTO, filho do japonês Eiji Kumamoto e da brasileira e princesense, dona Marly Duarte Kumamoto, nasceu em Princesa em 20 de julho de 1948. Casou-se com dona Laura Helena Montenegro Carneiro da Cunha. Desse casamento, nasceram: Felipe Kumamoto (in memoriam), Ana Karenina Kumamoto; Larissa Kumamoto e Alexandre Kumamoto. Iniciou seus estudos ainda em Princesa, fazendo o curso primário no Grupo Escolar “Gama e Melo” e o Ginasial na Escola Cenecista “Nossa Senhora do Bom Conselho”. Cursou o científico (equivalente ao curso médio), no Lyceu Paraibano, em João Pessoa/PB. Durante o período em que ainda estudava, lecionou química em várias escolas particulares da Capital paraibana e criou o COC – Curso Oswaldo Cruz (pré-vestibular). Findos os estudos secundários, Kumamoto prestou vestibular para Medicina, no que foi aprovado e admitido na Faculdade de Medicina da UFPB – Universidade Federal da Paraíba, onde se formou médico e logo partiu para a cidade de São Paulo em busca de fazer residência médica e especializar-se em cardiologia. Voltando a João Pessoa, em 1976, o filho do “japonês” fundou o PROCÁRDIO – Instituto de Cardiologia da Paraíba. Esse hospital manteve endereço na Avenida Epitácio Pessoa até 1998 quando, com novo nome: “Memorial São Francisco”, transferiu-se para a Avenida Rui Barbosa, na mesma Capital.

Pioneirismo

Na qualidade de médico cardiologista, Ítalo Kumamoto foi pioneiro, em João Pessoa, quanto ao tratamento de doenças cardiológicas. Com sua visão, tanto de médico quanto de empresário (esta última herdada do pai que, vindo do Japão ainda adolescente, aportou inicialmente em São Paulo, depois na capital pernambucana e, por fim em Princesa - trazido pela mão do coronel José Pereira Lima -, tornou-se aqui um grande empreendedor na área agropastoril e de beneficiamento de algodão), juntamente com os irmãos Gílson, Eire (Erinha) e Hélder (os dois primeiros também médicos cardiologistas e, o último, advogado), transformou seu hospital numa empresa familiar que logo se tornou referência em todo o Nordeste.

Filantropia

Amante que sempre foi de sua terra natal, Ítalo nunca se furtou em ajudar aqueles princesenses que o procuraram em busca de orientação médica ou de facilidades em seus tratamentos, principalmente aos menos favorecidos. Em fins da década de 2010, após o trágico e precoce falecimento de seu filho mais velho, Kumamoto, no afã de ao mesmo tempo homenagear o filho e servir a Princesa, criou o “Instituto Felipe Kumamoto” e instalou aqui uma extensão dessa entidade quando, efetivamente, passou a prestar atendimento gratuito na área da saúde, abrangendo várias especialidades: cardiologia, dermatologia; pediatria; endocrinologia; etc. Para a execução desses serviços médicos periódicos, a prefeitura municipal de Princesa arca apenas com alimentação e hospedagem dos médicos especialistas.

Política

Simpatizante da atividade política e com disposição para servir ainda mais, Ítalo Kumamoto, incursionou nessa seara quando se afiliou ao PDT – Partido Democrático Trabalhista de João Pessoa/PB. Ensaiou várias vezes concorrer em pleitos eleitorais em candidaturas a deputado estadual, prefeito, etc. Porém, somente em 2016 submeteu-se às urnas como candidato a vice-prefeito na chapa encabeçada pelo ex-prefeito da Capital, Cícero Lucena Filho, empreitada em que não logrou êxito. Em Princesa, sempre foi ligado ao partido liderado pelo falecido ex-deputado, Aloysio Pereira Lima, porém, nunca concorreu a cargo eletivo algum em sua terra natal. Em face das várias atividades desenvolvidas, tanto no campo da medicina quanto no dos negócios e do declarado amor que devota a Princesa, somado ao muito que já fez em prol da terra em que nasceu, está o nosso conterrâneo, Francisco Ítalo Duarte Kumamoto, a merecer esta homenagem e ser inscrito no rol dos princesenses ilustres.


(Escrito por Domingos Sávio Maximiano Roberto, em 25 de outubro de 2019).

4 comentários:

  1. PARABÉNS meu caro Dr.Italo pela sua belíssima trajetória. E UMA HONRA tê-lo como médico tanto nas horas difíceis como de descontração

    ResponderExcluir
  2. Parabéns...sua trajetória faz jus pela homenagem recebida...que Deus continue abençoando toda sua família....fraternas saudações...

    ResponderExcluir
  3. Dr. Italo,
    Bela carreira profissional. Bela pessoa e amigo, digno e grd merecedor desta homenagem.
    DEUS o PROTEJA JUNTO C SUA FAMILIA.
    PARABÉNS

    ResponderExcluir
  4. Parabéns Dr. Italo pela vida exemplar de conquistas e de serviços prestados ao próximo. Sempre tive uma verdadeira admiração pela sua brilhante carreira, não só como médico, mas também como empreendedor de sucesso na área de saúde. Vida longa em pró da saúde dos paraibanos.
    Economista Celso Mangueira

    ResponderExcluir