segunda-feira, 29 de junho de 2020

PENSAMENTOS DO DIA



“Até o joão-de-barro deve o seu sucesso ao fato de usar a cabeça e de não abandonar a tarefa iniciada”.
Coleman Cox

“Não há desculpas diante das evidências”
Esopo

“Deus deve estar tendo um divertimento infinito, assistindo ao triste espetáculo das atrocidades humanas... caso contrário, acabaria logo com a festa”.
Jean-Paul M. Xand

MAIS UM APOIO AO DOUTOR



O ex-vereador João Evangelista Rosas Xavier, mais conhecido por “Chota”, declarou, ontem, seu apoio eleitoral à pré-candidatura do doutor José Alan de Sousa Moura. Chota, foi vereador à Câmara Municipal de Princesa por cinco mandatos consecutivos, de 1992 a 2012. Atuante em suas ações parlamentares, o edil mirim esteve sempre à serviço da população princesense. Em sua humildade e generosidade no servir, o “Guerreiro” sempre teve grande apoio das classes mais carentes do nosso povo. Agora, sintonizado com a vontade que vem sendo demonstrada pela grande maioria dos eleitores, em sufragar o nome de doutor Alan Moura para prefeito, o ex-vereador, sem fugir aos seus princípios de sempre estar ao lado do povo, declarou que vai votar e trabalhar pela vitória do pré-candidato do Democratas.

DSMR, EM 29 DE JUNHO DE 2020.

ESCOLA TÉCNICA PEDE SOCORRO




Hoje, logo cedo, deparei-me com uma mensagem enviada por um assíduo leitor do meu Blog. Junto com a mensagem, várias fotos e vídeos dando conta do abandono em que se encontra a antiga Escola Técnica de Princesa. Trata-se das dependências do antigo Campo de Monta, Campo da Pecuária que foi reformado na última administração do prefeito Gonzaga Bento e, nas administrações de Assis Maria, Sidney Oliveira, Thiago Pereira e Dominguinhos, era administrado pela Prefeitura de Princesa. Ali funcionava um Centro para Formação de Professores; espaço para reuniões, eventos culturais e educacionais da administração municipal. Não sei hoje,sob a égide de qual poder estão as dependências físicas daquele estabelecimento. O certo é que está tudo abandonado. É sabido que ali funcionavam (ou funcionam) os laboratórios do IF/PB – Instituto Federal de Educação Tecnológica da Paraíba e, ultimamente, funcionou também naqueles prédios, um anexo da Escola Estadual “Professora Iracema Marques”, que hoje está instalada em um prédio novo e, por conta disso, irresponsavelmente, deixaram ao relento, como espólio, tanto as dependências físicas que um dia serviram para alguma coisa, como grande quantidade de material escolar e utensílios que se tornaram imprestáveis.

A quem compete?

Não se sabe se esse abandono deve ser cobrado do IF/PB;do Governo do Estado; ou da Prefeitura Municipal de Princesa. O que estamos sabendo agora, é que está tudo abandonado: telhados deteriorados; livros e demais materiais didáticos espalhados pelo chão; fezes de animais sujando as salas; computadores, retroprojetores, ventiladores, tudo quebrado e jogado pelas salas daquela que foi antigamente, a Escola Técnica de Princesa. Na verdade, o que não podemos aceitar é que aquele conjunto de salas fique entregue ao abandono, exposto à destruição pelo tempo, somente porque os poderes públicos não tomam uma providência. Já bastam os vários prédios das Escolas Municipais que foram fechadas e hoje se encontram em avançado processo de destruição pelo tempo porque completamente abandonadas. O mesmo se observa em algumas Escolas Estaduais da Zona Rural, a exemplo da Escola do “Sítio Cedro” com um amontoado de carteiras escolares jogadas ao relento. Que o exemplo destruidor do prefeito Nascimento não seja seguido pelas demais autoridades. Urge que sejam tomadas providências para não permitir a completa destruição da antiga Escola Técnica. Com a palavra, a quem competir.

DSMR, EM 29 DE JUNHO DE 2020.

domingo, 28 de junho de 2020

DOMINGUEIRAS XLIX




. O BLOG DO DOMINGUINHOS COMEMORA, HOJE, 1.200 POSTAGENS.

. O SÃO JOÃO MAIS TRISTE DA HISTÓRIA, AO INVÉS DE TRAZER ALEGRIAS, TROUXE FRUSTRAÇÕES E, EM ALGUNS DEPRESSÃO.

. OS TOTENS DOADOS À PREFEITURA MUNICIPAL DE PRINCESA, PELAS EMPRESAS “RÁDIO WEB” E “TOTAL SAÚDE”, NÃO FORAM DISTRIBUÍDOS EM PONTOS ESTRATÉGICOS DA CIDADE. DIZEM, A BOCA PEQUENA, QUE ESTÃO JOGADOS NO ALMOXARIFADO DA PREFEITURA. ISSO É QUE É COMPROMISSO COM A SAÚDE DO POVO. POLITICAGEM?

. AÇÃO IMPORTANTE DO PREFEITO NASCIMENTO:GASTOU QUASE DOIS MILHÕES DE REAIS COM A LOCAÇÃO DE VEÍCULOS PARA A PREFEITURA. VALOR QUE DÁ PARA ADQUIRIR VÁRIOS AUTOMÓVEIS.

. A PREFEITURA DE PRINCESA ESTÁ DISPENDENDO R$=120.000,00 (CENTO E VINTE MIL REAIS) SOMENTE COM UMA OPERAÇÃO CHAMADA “TAPA BURACOS” NAS RUAS DA CIDADE...

. ...O PROBLEMA É QUE O TRABALHO DE “TAPA BURACOS”, ESTÁ SENDO FEITO PELOS SERVIDORES EFETIVOS E DIARISTAS DA PREFEITURA. O QUE É MAIS GRAVE, NINGUÉM VIU NENHUM FUNCIONÁRIO DA EMPRESA, QUE FOI CONTRATADA PARA TANTO. LAVAGEM?

. A PRIMEIRA E ÚNICA OBRA DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL, QUE ESTÁ SENDO REALIZADA NO NOVO POVOADO DA VÁRZEA, É A PAVIMENTAÇÃO DE UMA RUA, SEM PORTANTO DOTÁ-LA DE ESGOTO OU DISTRIBUIÇÃO DE ÁGUA ENCANADA.

. PISA NA CABEÇA DA SERPENTE...

. OS PAIS DE ALUNOS DA REDE PÚBLICA MUNICIPAL CONTINUAM NA ESPERA DA DISTRIBUIÇÃO DA SEGUNDA REMESSA DAS CESTAS BÁSICAS. AFINAL, FORAM ADQUIRIDAS 9.000 FEIRAS!

. INTERESSANTE OBSERVAR ESSALIVES. JORNALISTAS QUE ATACAVAM SEM PENA, IMPIEDOSAMENTE, O PREFEITO NASCIMENTO, AGORA, “PIANINHOS (A), NÃO TRISCAM NO NOME DO “MAL NECESSÁRIO”.

. O STF – SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL JÁ MARCOU UMA DATA ESPECÍFICA (EM SESSÃO EXTRAORDINÁRIA), PARA JULGAR O RECURSO IMPETRADO PELO PREFEITO NASCIMENTO. CERTAMENTE LHES DARÁ GANHO DE CAUSA. NASCIMENTO SERÁ CANDIDATO PORQUE INCOMODA ATÉ O SUPREMO TRIBUNAL FEDERAL?

DSMR, EM 28 DE JUNHO DE 2020.

sábado, 27 de junho de 2020

SABÁTICAS 42



. HOJE EU TENHO CONSCIÊNCIA DA MINHA IMPORTÂNCIA POLÍTICA EM PRINCESA. PELOS ATAQUES DESFERIDOS CONTRA MINHA PESSOA, NAS ENTRELINHAS DAS FALAS DE ALGUNS POLÍTICOS, BEM SEI QUE ESTOU INCOMODANDO SOBREMANEIRA.

. ALGUNS SECRETÁRIOS DO PREFEITO NASCIMENTO, QUE NÃO TINHAM UM PAU PRA DAR NUM GATO, ESTÃO PROSPERANDO A OLHOS VISTOS.

. NUNCA É TARDE PARA PEDIR DESCULPAS PELAS OFENSAS COMETIDAS; PRINCIPALMENTE QUANDO ESSAS OFENSAS FORAM INJUSTAS.

. OS EMPRÉSTIMOS CONSIGNAOS DOS SERVIDORES MUNICIPAIS JUNTO AO BANCO DO BRASIL, ESTÃO NOVAMENTE ATRASADOS, SEM SEREM RECOLHIDOS ÀQUELA CASA DE CRÉDITO. REINCIDÊNCIA DE NASCIMENTO.

. AS ELEIÇÕES MUNICIPAIS ACONTECERÃO SIM, NESTE ANO DE 2020. POR CONTA DO ISOLAMENTO SOCIAL DETERMINADO PELA PANDEMIA DA COVID-19, DEVERÃO SER ESSAS, AS ELEIÇÕES MAIS LIMPAS DA HISTÓRIA...

. ...COM A PROIBIÇÃO DAS VISITAS DOMICILIARES E DO CHAMADO CORPO-A-CORPO, SERÁ DIFÍCIL A FAMIGERADA PRÁTICA DA COMPRA DE VOTOS. 

. A NOMEAÇÃO DO PROFESSOR NEGRO, CARLOS ALBERTO DECOTELLI, PARA O MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO, SINALIZA OS NOVOS TEMPOS DO GOVERNO BOLSONARO. PELO MENOS, NÃO HAVERÁ MAIS RISCOS DE REVOGAÇÃO DA PORTARIA QUE ESTABELECE COTAS PARA OS NEGROS NOS CURSOS DE DOUTORAMENTO.

. O EX-GOVERNADOR RICARDO COUTINHO VAI APRESENTAR A SUA ATUAL ESPOSA, COMO CANDIDATA A PREFEITA DE JOÃO PESSOA. ESSA
SERÁ A TERCEIRA MULHER (DEPOIS DE ESTELIZABEL E DE CIDA RAMOS), QUE O “TORNOZELADO” EXPORÁ À DERROTA NAS URNAS DA CAPITAL.

. DE UMA FONTE FIDEDIGNA DO “PALÁCIO DO CANCÃO”: “O PREFEITO NASCIMENTO FARÁ QUALQUER NEGÓCIO PARA EVITAR A VITÓRIA DOS ‘MOURAS’ NAS URNAS DE 15 DE NOVEMBRO”.

. FALAR NISSO, EM SE TRATANDO DE COLIGAÇÕES ESDRÚXULAS, UMA ESTRELA DE PRIMEIRÍSSIMA GRANDEZA, CONFIDENCIOU A UM CORRELIGIONÁRIO QUE: “RICARDO PEREIRA É UM MAL NECESSÁRIO”. ÊITA!

DSMR, 27 DE JUNHO DE 2020.

ANTOLOGIA DOS PREFEITOS DE PRINCESA




A partir do dia 1º de julho próximo, este Blog veiculará, periodicamente, escritos sobre os Prefeitos de Princesa. A abordagem será feita de forma cronológica, obedecendo àsequência dos mandatos, desde 1935 até os dias atuais.Serão contemplados, os titulares dos cargos do Poder Executivo Municipal, com sucinto perfil biográfico e comum resumo de suas ações administrativas, políticas e eleitorais. Nesse trabalho, serão realçados somente os prefeitos eleitos, uma vez que, dos nomeados, encontramos pouquíssimos dados e sobre alguns, nenhuma informação. Ademais, vale salientar que, em sua maioria, os administradores municipais que não foram eleitos, foram sempre indicados pelos coronéis e nomeados pelos presidentes ou pelos interventores do Estado, e funcionavam como prepostos desses coronéis, sem autonomia administrativa ou política. Essa iniciativa, que acreditamos por demais pedagógica, terá o condão de resgatar parte da história política do nosso município, com o intuito de informar aos mais jovens e estudantes, sobre assunto de tão relevante importância. Futuramente, empreenderemos também sobre o perfil e sobre as atividades parlamentares de alguns dos Vereadores mais atuantes da história do nosso Poder Legislativo. Isso é história!

DSMR, EM 27 DE JUNHO DE 2020.

sexta-feira, 26 de junho de 2020

PENSAMENTOS DO DIA




“É nos momentos de maior adversidade que surgem as grandes oportunidades de se fazer o bem a si mesmo e aos outros”.
Tenzin Gyatso (O 14º Dalai Lama)

“Quando o que alimenta o discurso é a hipocrisia, o resultado dessa mentira é o fracasso”.
V. Bamsf

“Não há serpente mais venenosa do que a que transfere sua peçonha para os outros”.
V. Bamsf

DSMR, EM 26 DE JUNHO DE 2020.

HOMENAGEM AOS NOSSOS PROFESSORES



Nesse tempo de Pandemia, muitas dificuldades se afloram, porém, segmentos importantes da nossa sociedade, estão tirando de letra quando se dispõem a dar sua efetiva contribuição, para que setores importantes não sofram solução de continuidade em suas necessárias ações. Isso ocorre com a nossa educação. Em que pese a atual administração municipal em tudo concorrer para o contrário, quando extirpou dos contracheques dos professores, várias gratificações e até direitos inalienáveis como os quinquênios, além de promover maquilagens nos números da educação municipal para demonstrar, falsamente, uma boa performance, os nossos professores vêm fazendo seu dever de casa (literalmente), quando ministram aulas virtuais com muita dedicação, esmero e competência. Merecem o nosso reconhecimento pelo esforço dispendido e pelo desprendimento apresentado. Lamentavelmente isso não vem sendo reconhecido também pelo senhor prefeito, quando até gratificações prometidas pelo desempenho de alguns professores que se destacaram, não vêm sendo concedidas. O que consideramos mais importante é que, mesmo com essas dificuldades, o corpo docente vem desempenhando suas funções a contento, pelo bem do alunado da nossa Rede Pública Municipal de Ensino. Parabéns a todos os professores de Princesa.


DSMR, EM 26 DE JUNHO DE 2020

O PRESIDENTE ACABRUNHADO




Como dizem os evangélicos: “se você não se converter pelo amor, se converterá pela dor”. Depois da prisão de Fabrício Queiroz, o presidente Jair Bolsonaro fechou-se em copas, recolheu-se completamente, adotando comportamento diferente do usual. Parou de dar entrevistas matinais na saída do Palácio da Alvorada; demitiu obtuso e ideológico Weintraub; parou de estimular manifestações antidemocráticas; nomeou, para a educação, um ministro conservador, não ideológico de negro, e discursou pregando a união e o entendimento entre os poderes da República. A tônica, dos agora raros pronunciamentos do presidente Bolsonaro, é de trégua, de entendimento. O baque sofrido com a prisão do ex-assessor do filho nº 01, e a exposição deste no processo da “rachadinha”, mudou o “mito”. O semblante do presidente é o de um homem acabrunhado. Diferente de seu estilo retumbante, quando distribuía “caneladas” a torto e a direito contra os demais poderes, está agora cordato, humilde e comedido no falar. Resta saber até quando vai durar esse inusitado comportamento presidencial. A dor ensina a gemer.

DSMR, EM 26 DE JUNHO DE 2020.

BANALIZAÇÃO TOTAL




Nesse tempo de Pandemia, estamos num mato sem cachorros! Onde está a Câmara Municipal, como instituição, que não vê o descaso porque passa Princesa nesse crucial momento de nossas vidas? Cadê a Justiça, que não determina ações efetivas do governo municipal para que as medidas de enfrentamento e de prevenção da COVID-19, sejam obedecidas? Acabo de receber umamensagem de uma pessoa que me informa de que, os lavatórios que estão dispostos em alguns pontos da cidade,para facilitar a higienização das mãos das pessoas, estão sempre sem água e sem sabão. Os Totens, doados por empresários da cidade, não foram ainda distribuídos pela cidade. O que se constata, é que as providências que o senhor prefeito diz estar tomando, são mesmo para inglês ver. A banalização das ações de combate à grave pandemia, por parte da Prefeitura de Princesa, é algo patente e ninguém reclama, ninguém toma uma providência. Urge uma necessidade de se chamar o feito à ordem.

DSMR, EM 26 DE JUNHO DE 2020.

quinta-feira, 25 de junho de 2020

ANALISANDO A POLÍTICA DO MUNICÍPIO VELHO



Foto: Internet e Rede Sociais 

Após a confirmação de que as eleições municipais acontecerão mesmo neste ano, descartada a possibilidade da prorrogação de mandatos ou da assunção de juízes ao cargo de prefeito, faremos rápida e sucinta análise da situação eleitoral dos seis municípios, que um dia integraram o município de Princesa: Água Branca, Juru, Manaíra, Princesa Isabel, São José de Princesa e Tavares. Em quase todos, à exceção de Princesa, o quadro já se acha mais ou menos definido, senão vejamos:

Água Branca


No município de Água Branca, que um dia foi chamado de Imoroti e que, ao longo de sua história política sempre foi administrado pela família Firmino, o quadro que se apresenta é o seguinte: o prefeito Tom, que pleiteia a reeleição, deverá enfrentar um dos irmãos e primos seus: Siduca, Tarcísio ou Júlio. Tarcísio, que foi derrotado nas últimas eleições quando tentava ser reeleito, deverá ser o candidato a vice-prefeito numa chapa encabeçada por Siduca, o irmão mais velho. Não sendo Tarcísio, poderá ser o outro irmão, Júlio. Siduca, que já foi prefeito daquela cidade por várias vezes, é empresário bem sucedido do ramo de automóveis, e deverá ser o candidato somente porque é o nome com maior densidade eleitoral. Fala-se a boca pequena que Siduca seria o candidato a prefeito e, se eleito, renunciaria, dando o lugar a um dos irmãos. Porém, a coisa não é tão simples assim, pois, o prefeito Tom tem uma avaliação popular razoável e, segundo dizem, não está disposto a perder a eleição. Há um certo frisson quanto à possível candidatura de Siduca, porém, favoritismo algum pode ser observado em nenhum dos dois lados.

Juru

Em Juru, antiga Barra, não haverá reeleição. O atual prefeito, Luís Galvão, já termina o seu segundo mandato. Muito bem avaliado nas pesquisas de opinião, Galvão optou pela indicação da vereadora Solange que é de sua base política. Há mais dois postulantes a uma candidatura de oposição: Eduardo Pires, que é o atual vice-prefeito e o empresário, Milton. A pré-candidatura da vereadora Solange tem como postulante a vice a também vereadora, Maria de Jesus, que é esposa daquele que era o principal adversário de Luís Galvão, o sargento Silvino. Luís promoveu essa composição com a oposição, o que desagradou fortemente alguns aliados, a exemplo de Eduardo Pires que, vendo-se alijado da preferência do prefeito, lançou-se candidato também. Há quem diga que, se os insatisfeitos (Eduardo, Milton e outros), se aliarem, a eleição pode ser apertada. No momento, faz-se claro o favoritismo da chapa abençoada pelo prefeito, porém, há quem diga que a transferência de votos, de Luís para Solange, não se fará de forma automática e fácil. E mais,dependendo de investimento financeiro e logístico, a campanha poderá ficar equilibrada.

Manaíra


No burgo manairense, que antes se chamava Alagoa Nova, a situação é um pouco complicada de análise. Ali, o quadro ainda se apresenta indefinido por conta de alguns aspectos. O atual prefeito, Nel, fez uma administração organizada, sem muitos arroubos, mas, bem controlada. O problema é de falta de popularidade, uma vez ser muito difícil conciliar popularidade com rigor administrativo. Há outra indefinição que conspira contra o atual prefeito - que possivelmente, tentará a reeleição -, que é a posição política do ex-prefeito José de Souza. Segundo alguns analistas políticos de Manaíra, para onde Zé de Souza pender, a coisa pode melhorar, e Nel, alimenta a esperança do apoio do ex-prefeito. O candidato de oposição é o médico, doutor Messias, que é irmão do ex-prefeito, José Simão. Popularíssimo entre as camadas mais humildes da população e também no meio dos comerciantes, se apresenta com chances de vitóriaDiante desse quadro de indefinição, deve-se considerar que Nel, homem simples e conhecedor do povo de sua terra, conta com a máquina administrativa e com o apoio de vários segmentos importantes da Zona Rural.

Princesa

Em Princesa, a antiga Lagoa da Perdição, é onde o quadro se apresenta mais indefinido. Primeiro, porque, com a impossibilidade de o atual prefeito, Ricardo Pereira do Nascimento, concorrer à reeleição, o mesmo não definiu ainda quem será o candidato a quem emprestará apoio. Por fora, correm mais dois pré-candidatos: o advogado José Sidney Filho e o médico Alan Moura. O primeiro, foi o candidato derrotado nas últimas eleições para prefeito. O segundo, é irmão do atual vice-prefeito e suplente de deputado estadual, o doutor Aledson Moura, portanto, dissidente dos quadros políticos do prefeito Nascimento. Do pleito de 2016 para cá, muitas coisas aconteceram na política de Princesa. Além da condenação do atual prefeito, o que o tornou inelegível, tivemos a eleição para a escolha de deputados em que o médico Aledson Moura, já sem o apoio do prefeito Nascimento, obteve expressiva votação no município, o que o credenciou a lançar seu irmão como pré-candidato a prefeito. Já Sidney Filho, amparado no apoio político do pai, o ex-prefeito doutor Sidney, em que pese haver perdido vários e significantes apoios, conta com o desgaste político de seus dois adversários que, ao romperem, dividiram o partido, o que, segundo os do grupo Diniz, só os beneficia. No entanto, em Princesa, nenhum prognóstico pode retratar a realidade. Embora as pesquisas apontem um crescimento considerável da pré-candidatura do doutor Alan Moura, nenhuma previsão pode ser feita ainda com segurança. Na verdade, em toda a região, é em Princesa onde o quadro se apresenta mais indefinido, mesmo porque, existem especulações sobre possíveis composições entre os grupos em disputa. Aqui, poderá acontecer tudo, inclusive nada.

São José de Princesa


Naquele pequenino município, que antes era o povoado de São José, a situação é definitivamente decidida. Juliano Matuto pode comprar o terno da posse. Em São José, desde a sua emancipação, em 1996, as eleições ali são “favas contadas”. O chefe do clã Matuto já foi prefeito quatro vezes e, quando não pode ser reeleito, indicou um preposto de sua extrema confiança para tirar os quatro anos do interregno e voltar depois para mais uma eleição e reeleição certas. Desta feita, Luiz de Matuto não será candidato e abençoa a candidatura do filho Juliano. Desponta como adversário do forte grupo, o ex-vereador princesense, Rialtoan Araújo que, segundo dizem os são-joseenses, concorrerá sem nenhuma chance de êxito eleitoral. Mesmo assim, faz-se importante o exercício do contraditório em preparação de uma futura alternância de poder, o que é salutar e necessário numa democracia.

Tavares


Tavares, o único município da região que sempre teve o mesmo nome. Cidade famosa pelos pleitos acirrados, lugar onde a oposição foi sempre forte e aguerrida, desta vez, parece que a coisa vai ser diferente. Até o início deste ano de 2020, apresentavam-se dois candidatos de oposição: Coco de Odálio e o médico cearense, doutor Messias. O atual prefeito, doutor Ailton Suassuna - já no término de seu segundo mandato -, não havia definido o nome a quem apoiaria. De repente, o quadro político-eleitoral de Tavares mudou completamente. O prefeito Ailton resolveu apoiar o nome de Coco de Odálio (adversário que havia sido derrotado nas eleições de 2016) e, como isso, o doutor Messias desistiu da disputa. Diante dessa situação, a oposição completamente acéfala de líderes, resolveu,juntamente com alguns dissidentes do atual prefeito, formar uma chapa. Para tanto, os militantes de oposição, juntos, convocaram o atual vice-prefeito, Luís Poeta, para figurar como pré-candidato a prefeito. Muitos dos partidários apaixonados do senhor prefeito, juntamente aos que seguem Coco, divulgam aos quatro ventos que a eleição deste será “um passeio”. A grosso modo, eles têm razão, porém, tratando-se de Tavares, a coisa pode não ser bem assim, pois, aquela cidade tem tradição de oposição forte e de eleições acirradas. Ali, é o único município da região onde, em perfeita convivência, maridos e mulheres,votam em partidos diferentes. Em face do quadro que se apresenta, a eleição poderá ser fácil para a situação, porém, tendo em vista a história política de Tavares, as barbas devem ser postas de molho.

DSMR, EM 25 DE JUNHO DE 2020.