segunda-feira, 31 de agosto de 2020

90 ANOS DA GUERRA DE PRINCESA – CRONOLOGIA DE UM CONFLITO

 

 


PRINCESA ACÉFALA



Fotos: acervo do ex-deputado Aloysio Pereira

Deflagrada a Guerra de Princesa, em 28 de fevereiro de 1930, ainda no começo do mês de março daquele ano, o presidente João Pessoa evacuou de Princesa todo o staff de funcionários públicos. Exonerou o prefeito e o vice-prefeito, José Frazão de Medeiros Lima e Glycério Florentino Diniz, respectivamente e, estranhamente, não nomeou substitutos para estes, deixando a cidade acéfala. Na verdade, foi este um contributo de João Pessoa, para que o coronel José Pereira Lima, decretasse, mais tarde, a separação do município rebelado do contexto do Estado, quando este proclamou, através do Decreto nº 01 de 09 de junho de 1930, o “Território Livre de Princesa”. É claro que quem sempre comandou a administração do município, foi o Coronel, através de prepostos (prefeitos nomeados), porém, não se justifica a atitude do Governo, quando deixou de cumprir uma prerrogativa constitucional, deixando um ente sem representação administrativa, o que, de certa forma, dava legitimidade ao novo comando estabelecido por Zé Pereira, quando determinou, este, que o município seria gerido por uma junta governativa, formada por ele próprio e por mais dois representantes de sua confiança (um deles o prefeito exonerado).  Princesa ficou sem governante oficial, desde o início de março até o dia 10 de outubro daquele ano.


Conivência federal


Essa situação teve também, de forma indireta, as bênçãos do Catete, pois, além da recusa do presidente, Washington Luís, em decretar a intervenção no estado da Paraíba, para restabelecer a ordem, ajudou indiretamente, quando fez vistas grossas ao movimento sedicioso liderado por Zé Pereira. Outra conivência com a situação se verifica quando da intervenção do Exército, depois do assassinato do presidente João Pessoa, os oficiais daquela força, comandados pelo capitão João Facó, se estabeleceram em Princesa, juntamente com suas famílias, sob os auspícios do Coronel, que providenciou moradias decentes para todos, chegando, inclusive, a ser padrinho de um dos filhos de um daqueles oficiais. Essa interação entre o Coronel e os oficiais da Força Federal dava, portanto, um amparo legal à situação. Nem mesmo quando da assunção do vice-presidente, Álvaro de Carvalho, ao cargo de presidente do Estado, em substituição ao presidente assassinado, aquele nomeou um prefeito para Princesa. Ao invés disso, sob a batuta de José Américo de Almeida, despachou para o município, um contingente de 350 soldados, sob o comando do coronel Emérson Benjamin, para ocupar a cidade rebelada. A situação só veio se normalizar com a vitória do movimento revolucionário, em outubro de 1930, quando os comandantes da Revolução ofereceram o cargo de prefeito ao princesense, Alcides Vieira Carneiro que, por motivos óbvios – em que pese aliancista de primeira linha, era amigo e afilhado do coronel José Pereira -, não aceitou. Recaiu a nova escolha na pessoa do cidadão Nominando Muniz Diniz, que aceitou o cargo de prefeito e passou a comandar o município obedecendo às diretrizes traçadas pelo novo presidente, Antenor Navarro e pelo manda-chuva José Américo de Almeida.


DSMR, EM 31 DE AGOSTO DE 2020.

INICIA-SE O TEMPO DAS CONVENÇÕES PARTIDÁRIAS

 



A partir de hoje até o dia 16 de setembro, acontecerão as Convenções Partidárias para a escolha dos candidatos que concorrerão às eleições de 15 de novembro. Neste ano, por conta da Pandemia do Coronavírus, as convenções estarão privadas das tradicionais festas de lançamento dos candidatos. De acordo com instrução normativa do TSE – Tribunal Superior Eleitoral, as assembleias partidárias poderão ser realizadas de forma virtual, sem a presença massiva dos filiados e simpatizantes das pré-candidaturas

 Quantidade de candidatos

Para o pleito deste ano, estão vedadas as coligações proporcionais, ou seja, aquelas que unem partidos diversos para a eleição de vereadores. Serão permitidas somente as coligações para as chapas majoritárias. A quantidades de candidatos a vereador será correspondente a 150% das vagas existentes nas respectivas Câmaras Municipais. Em Princesa, onde a Câmara dos Vereadores tem 11 cadeiras, somente poderão ser registradas 17 candidaturas a vereador. Escolhidos os candidatos, a chapas serão registradas até o dia 26 de setembro e, no dia 27, começa efetivamente a campanha eleitoral.


DSMR, EM 31 DE AGOSTO DE 2020

 

O BAIRRO SÃO SILVESTRE CONTINUA ESPERANDO A ÁGUA QUE NÃO CHEGA

 




A obra da extensão da água para o Bairro São Silvestre, depois de muita cobrança nossa, foi iniciada, porém, estranhamente, os trabalhos estão parados, com buracos abertos sem as tubulações. Em visita realizada semana passada àquele Bairro, os moradores me informaram que tiveram notícias de que a obra está parada por ordem judicial, por conta do período eleitoral. Estranho, muito estranho, pois, aquele serviço iniciou antes do período macro eleitoral e parou agora. Dizem, a boca pequena, que os trabalhos foram interrompidos para serem reiniciados quando estiver bem próximo do dia das eleições. Se for isso verdade, trata-se de conduta vedada, uma vez que nenhuma obra pública pode ser usada como capitalização para angariar votos. De qualquer maneira, com politicagem ou sem politicagem, o importante é que a obra seja concluída, para que o povo daquele Bairro tenha água.


DSMR, EM 31 DE AGOSTO DE 2020.

PENSAMENTOS DO DIA

 



 

“Não há portas fechadas que o dinheiro não abra”

São Valeriano

 

“Não posso dizer que seja ruim ter dinheiro. Mas infelizmente acho que dá mais dor de cabeça que felicidade”.

Antônio Ermírio de Moraes

 

“Com dinheiro no bolso você é esperto, bonito e canta bem”.

Aforismo judaico

domingo, 30 de agosto de 2020

DOMINGUEIRAS LVIII

 





. INTERESSANTE O SLOGAN DA ATUAL ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL: “O FUTURO É DE QUEM TRABALHA”. EU PERGUNTO: QUAL A OBRA ESTRUTURANTE DESSE GOVERNO? A CASA DE TAIPA DA ESTRELA?



. NA VERDADE, NASCIMENTO, VIVE DO PASSADO. QUANDO VAI FALAR NO RÁDIO, SÓ SE REFERE ÀS OBRAS DA ADMINISTRAÇÃO DO EX-PREFEITO THIAGO PEREIRA, NOMINANDO-AS COMO SE FORA SUAS.



. FAZENDO JUSTIÇA, É NECESSÁRIO CITARMOS AQUELA OBRA COM OS DIZERES “EU AMO PRINCESA”; E TAMBÉM A BOATE AZUL DO AÇUDE NOVO.



. ALIÁS, NÃO PODEMOS ESQUECER A GRANDE OBRA DE AMPLIAÇÃO DO HOSPITAL REGIONAL, QUE ERA PARA SER ENTREGUE EM 90 DIAS, PARA SERVIR AOS PACIENTES ACOMETIDOS DA COVID-19 E QUE, NEM TERMINOU, NEM VAI SERVIR PARA NADA, EXCETO PARA A LOCUPLETAÇÃO DO PREFEITO FRAUDADOR DE LICITAÇÕES.



. A CAMPANHA ELEITORAL JÁ COMEÇOU. A EX-FUTURA SEGUNDA-DAMA JÁ POSTOU NAS REDES SOCIAIS: “NÃO CONFIEM EM ONGS NEM EM IGREJAS”. EITA!



. O LEGADO DE NASCIMENTO: 11 ESCOLAS FECHADAS, UM HOSPITAL FECHADO, DUAS LOCADORAS DE CARROS CRIADAS, MAIS DE DOIS MILHÕES DISPENDIDOS COM A LOCAÇÃO DE VEÍCULOS, R$=1.312.000,00 DESVIADOS DA SAÚDE, DA EDUCAÇÃO E DA ASSITÊNCIA SOCIAL, DENTRE OUTRAS ESTRIPULIAS.



. DE ACORDO COM ESTIMATIVA DO IBGE, O MUNICÍPIO DE SÃO JOSÉ DE PRINCESA, EM TERMOS DE POPUAÇÃO, ESTÁ IGUAL A CORREIA NO FOGO: PERDEU 806 HABITANTES.



. ENQUANTO ISSO, O MUNICÍPIO DE TAVARES (NA REGIÃO POLARIZADA POR PRINCESA), FOI O QUE MAIS CRESCEU QUANDO, SEGUNDO A MESMA ESTIMATIVA DO IBGE, AUMENTOU EM 656 ALMAS.



. O ESTADO DO RIO DE JANEIRO VEM PENANDO HÁ MUITO TEMPO. AGORA, ALÉM DE QUEDA COICE. NÃO BASTASSE A CRÔNICA VIOLÊNCIA QUE ASSOLA AQUELA UNIDADE DA FEDERAÇÃO, AGORA, ALÉM DE JÁ TER VISTO QUATRO GOVERNADORES PRESOS (GAROTINHO, ROSINHA, CABRAL E PEZÃO), TEVE O ATUAL, QUE FOI ELEITO COMO UMA VESTAL DA MORALIDADE QUANTO A COISA PÚBLICA, AFASTADO DO CARGO POR SUSPEITA DE CORRUPÇÃO. POBRE RIO.



. O JORNALISTA JÚNIOR DUARTE, SEMANA PASSADA, DEU UM TIRO NO PÉ. EM REPORTAGEM FALANDO SOBRE A UNIÃO DAS OPOSIÇÕES, COM O INTUITO DE PREJUDICÁ-LAS, FEZ VER QUE O QUE O POVO QUER MESMO É ESSA UNIÃO PARA DERROTAR O SEU PATRÃO.


sábado, 29 de agosto de 2020

HISTÓRIAS E ESTÓRIAS ENGRAÇADAS DE PRINCESA

 



A LIVE FEITA DE CIMENTO


Nesses tempos de pré-campanha eleitoral, tudo acontece com a finalidade da conquista do voto, principalmente. O peditório dos eleitores aos candidatos se exacerba nesse período. É prática comum, nas campanhas eleitorais, os eleitores trocarem votos por benefícios vários, principalmente por materiais de construção. Foi o que ocorreu semana passada. O caso deu-se quando um pré-candidato a vereador (de quem, por motivos óbvios, declinarei o nome), do partido de doutor Alan Moura, recebeu um telefonema:

- Alô? Quem é?

- Aqui é Zeca.

- Pois não, Zeca, pode falar.

- (...) é que estou precisando de uma ajuda para a minha Live.

O vereador, para desvencilhar-se do eleitor pidão, disse:

- Tudo bem. Liga pra mim amanhã, ok? Um abraço.

O vereador desligou o telefone e o eleitor tonou a ligar, no que não foi atendido. No dia seguinte, a mesma tentativa e a mesma frustração, isso, por dois dias seguidos. Na sexta-feira, dia da realização da Live, o eleitor fez sua última tentativa de se comunicar com o vereador. Ligou várias vezes. Aperreou tanto, que o parlamentar mirim sucumbiu, atendeu ao telefone e foi logo dizendo:

- Ô Zeca, quantos sacos de cimento leva essa tua laje?

- Zeca respondeu:

- (...), não é laje não, homi! É uma Live  que eu vou apresentar com a minha sanfona!

Para se ver livre, o vereador disse:

- Então pronto, me diz a que horas vai ser, que eu assisto. Tchau.

Com isso, desligou o telefone. E Zeca, pasmo com a desfeita e com o telefone tocando, tum, tum, tum, tum, fez o seguinte comentário:

- Isso é vereador pra rapariga.


DSMR, EM 29 DE AGOSTO DE 2020.

 

SABÁTICAS 51

 



. OS ARTIGOS INTITULADOS “IMPÉRIO DA MENTIRA”, QUE ESTÃO SENDO VEICULADOS POR ESTE BLOG, ESTÃO CAUSANDO O MAIOR INCÔMODO AO PREFEITO DE PRINCESA...

. ...SEM FUGIR À REGRA, NASCIMENTO ESTÁ DETERMINANDO AOS SEUS ÁULICOS QUE INUNDEM AS REDES SOCIAIS COM IMPROPÉRIOS CONTRA MIM E A MINHA FAMÍLIA. ATÉ SURRA ME PROMETERAM...

. ...JÁ TOMEI AS PROVIDÊNCIAS NECESSÁRIAS: DENUNCIEI AS CALÚNIAS JUNTO À JUSTIÇA E CONTINUO DIVULGANDO OS DESMANDOS DESSA ADMINISTRAÇÃO DE MENTIRA, COMO SE NADA TIVESSE ACONTECIDO. AFINAL, NÃO TENHO NENHUM MEDO DE QUEM DIZ AS COISAS POR DEBAIXO DO PANO.

. O PREFEITO DE PRINCESA SE REFERE À MINHA PESSOA (POR DEBAIXO DO PANO), COMO: LEPROSO, SEBOSO, ALMA SEBOSA, ETC. ENQUANTO ISSO, EU ME REFIRO A ELE (ÀS CLARAS), COMO: FRAUDADOR, MENTIROSO, CORRUPTO, ARROGANTE, DISSIMULADO, ETC.

. NA VERDADE, OS “EMPREGOS EMERGENCIAIS”, ALÉM DE DESMORALIZAREM OS QUE NÃO TÊM CARÁTER, ESTÃO SERVINDO PARA ALGUMA COISA: AS RUAS ESTÃO SENDO ESBURNIDAS DE LIMPEZA.

. UM DOS PRINCIPAIS AUXILIARES DO PREFEITO DE PRINCESA, SOBRE AS ELEIÇÕES DESTE ANO, DISSE NUMA CASA: “TEMOS DOIS MIL VOTOS POR CONTA DOS EMPREGOS NA PREFEITURA E NO ESTADO, O RESTO NÓS ‘COMPRA’”.

. OUTRO AUXILIAR DE NASCIMENTO (O MAIS SEM CARÁTER DE TODOS, LEMBRAM?), DISSE TAMBÉM: “NESSA ELEIÇÃO, O QUE VALE É NOTA DE CEM”.

. OS PACIENTES QUE FAZEM HEMODIÁLISE EM PATOS, ESTÃO SOFREDO O DIABO COM A DIFICULDADE COM OS TRANSPORTES DA PREFEITURA. OS CARROS QUE SÃO DESTINADOS A ESSE FIM, SÃO VEÍCULOS PEQUENOS E CAINDO AOS PEDAÇOS...

. ...ENQUANTO ISSO, A ELITE DO PARTIDO CIRCULA PELAS PRINCIPAIS RUAS DA CIDADE EM CARRÕES DE PRIMEIRÍSSIMA QUALIDADE.

. OS PAGAMENTOS DOS MOTORISTAS DA PREFEITURA, AGORA, SÃO FEITOS ATRAVÉS DA DISTRIBUIÇÃO DE FEIRAS.


sexta-feira, 28 de agosto de 2020

IBGE DIVULGA ESTIMATIVA POPULACIONAL DO BRASIL. VEJAMOS COMO FICOU A REGIÃO POLARIZADA POR PRINCESA.

 


Estimativa do IBGE – Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística, divulgada ontem, informa sobre a situação populacional do Brasil. O Censo Geral, que deveria ser realizado neste ano de 2020, por motivo da Pandemia do Coronavírus, foi adiado para o próximo ano. Por conta disso, o IBGE fez uma estimativa populacional, necessária para guiar as ações administrativas do Governo. O Brasil tem hoje, segundo a atual estimativa, 211.755.692 habitantes. A Paraíba, conta com 4.039.277 pessoas. A Capital do estado da Paraíba, João Pessoa, é habitada por 817.500 pessoas. Na região polarizada por Princesa, algumas modificações podem ser verificadas. Princesa, que contava com 23.247 habitantes, tem agora, 23.549, um aumento, portanto de 302 pessoas. Tavares, que possuía 14.103 habitantes, tem agora 14.759, um aumento de 656 almas. Juru, ao invés de aumentar, diminuiu sua população em 19 pessoas, uma vez que contava com 9.868 habitantes, tem hoje somente 9.849. Também diminuiu de tamanho, a comuna de São José de Princesa, que teve a maior perda, pois, contava com 4.756 viventes e hoje conta com apenas 3.950 almas, uma diminuição, portanto,de 806 habitantes. Água Branca, contava com 10.234 pessoas e hoje tem 10.306, um aumento, portanto, de 72 habitantes. Por fim, Manaíra, que também diminuiu de tamanho quando perdeu 122 moradores, pois, possuía 11.094 habitantes e hoje tem somente 10.972. Como vemos, em nossa região, tivemos três municípios que aumentaram sua população: Princesa, Tavares (o maior crescimento) e Água Branca. Enquanto isso, outros três, diminuíram no número de habitantes: São José de Princesa (o que mais diminuiu de tamanho), Juru e Manaíra. É claro que esses números se tratam de estimativas. Mesmo assim, retratam alguma realidade uma vez que, a técnica adotada pelo IBGE, sempre tem se aproximado da realidade.


DSMR, EM 28 DE AGOSTO DE 2020.

TERCEIRA SEMANA CULTURAL DE PRINCESA

 


Desde a última segunda-feira, encerrando-se hoje, está acontecendo a Terceira Semana Cultural de Princesa. O evento, que é organizado pelos coordenadores do Grupo de Cultura “Abolição”, está ocorrendo nas dependências da Quadra de Esportes do Ginásio “Ministro Alcides Carneiro”. Ali estão sendo expostas várias peças concernentes à história da cidade e também afetas à cultura do município. Vale a pena visitar o evento, pois, de iniciativa particular, com o apoio da Prefeitura Municipal, é uma das raras manifestações culturais com que Princesa vem sendo brindada nos últimos anos. Parabenizamos os coordenadores da exposição, nas pessoas de Sandro, Édson e Nilzinha Mandú, afinal, essa família não foge à regra quanto ao amor à cultura princesense.


DSMR, EM 28 DE AGOSTO DE 2020.

POBRE RIO

 


Das Unidades Federativas do Brasil, o estado do Rio de Janeiro é, sem dúvidas, o mais desprovido de sorte. É impressionante como aquele Estado, que tem sua Capital como a representante do maior centro cultural, turístico e histórico do País, não se acerta na política. Não bastasse a violência que assola seus habitantes, o Rio é hoje o Estado campeão em corrupção. Quatro de seus ex-governadores(Garotinho, Rosinha, Cabral e Pezão), foram presos acusados de corrupção. O ex-presidente da Câmara Federal, Eduardo Cunha (também do Rio de Janeiro), está preso, também pela prática de corrupção. Semana passada, a deputada federal, Flordelis (também fluminense), foi tornada ré por ser a mandante do assassinato do marido. E agora, o ex-juiz federal e atual governador, Wilson Witzel, que foi eleito com um discurso moralizante e comprometido com o combate à corrupção, acaba de ser afastado do cargo, sob a acusação de desvio de verbas da COVID-19. E, para completar, o vice-governador, Cláudio Castro, que assume interinamente, também é investigado por suspeitas de desvio de dinheiro público. A antiga Capital Federal, desamparada, está mesmo num mato se cachorros. Pobre Rio.


DSMR, EM 28 DE AGOSTO DE 2020.

PENSAMENTOS DO DIA

 


 

“Uma criança, lendo os epitáfios nos túmulos de um cemitério, perguntou ao pai em que canto eram enterradas as pessoas ruins”.

Robert Sabatier

 

“Em verdade, para os piedosos haverá [na outra vida] vitória. Jardins e vides. E virgens de seios turgentes, amorosas. E vaso cheio”.

Maomé (570-632)

 

“É mais fácil um camelo passar pelo buraco de uma agulha do que um rico entrar no Reino dos Céus”.

Jesus de Nazaré (Mateus 19,14)

 

DSMR, EM 28 DE AGOSTO DE 2020.

IMPÉRIO DA MENTIRA II

 



Dando continuidade a esta série de artigos, que fazem um balanço da atual administração municipal, hoje trataremos do setor da saúde. Nunca, em tempo algum, se viu tanto descaso com a saúde do povo de Princesa, quanto agora. Esse resultado negativo – o que pode ser constatado por todos aqueles que procuram os serviços públicos de saúde do nosso município -, se deve, além da falta de compromisso do prefeito, aos gravíssimos desvios de verbas da saúde para outros objetivos. Por conta disso, o quadro que se apresenta é o que descrevemos abaixo:


Legado de Nascimento ao setor da Saúde


Durante esses quase quatro anos, em que a administração municipal de Princesa esteve sob o comando do senhor Ricardo Pereira do Nascimento, o saldo que se tem a apresentar, no âmbito da saúde pública, é estarrecedor do ponto de vista de serviços prestados à comunidade. Enquanto isso, o que se observa hoje é a desbragada prosperidade, tanto do prefeito, quanto daqueles que o cercam. Logo no início desse desgoverno, o prefeito fechou o Hospital São Vicente de Paulo, privando com isso, toda a população do acesso às consultas com médicos especialistas (o que ocorria, normal e mensalmente, na administração anterior). Suspendeu completamente a operação do tomógrafo. Privou e continua privando, todas os Postos de Saúde, da distribuição de medicamentos de uso continuado. Comprou, sem licitação, 600 mil reais de medicamentos à empresa LIFESA (a mesma que está sendo investigada pela Operação Calvário) e, segundo denúncias do vereador Erivonaldo Freire, os medicamentos constam nas Notas Fiscais, mas não aparecem nos Postos de Saúde nem no Hospital RegionalEste Hospital – que foi municipalizado para atender interesses eleitoreiros do prefeito -, não oferece os serviços necessários a quem os procura, a exemplo de partos normais, quando as mulheres do nosso município têm de parir em outras cidades. A maioria dos Postos de Saúde da Zona Rural, além de privados de medicamentos, só veem um médico uma vez por mês e dentista, é caso raro. Sem falar na calamidade por que passam aqueles que necessitam se deslocar de Princesa para outras cidades para se submeterem a tratamentos especializados, como fisioterapia, hemodiálise, etc., que são transportados em carros caindo aos pedaços, enquanto a elite do partido circula pelas ruas da cidade em caríssimos carrões. 


Caos generalizado


Toda essa situação, contrasta com a exorbitante soma de dinheiro que veio para a Saúde. Somente no período de janeiro até agosto deste ano de 2020, já foram repassados, pelo Governo Federal, mais de 20 milhões de reais somente para a área da saúde do município de Princesa. O mais grave é que grande parte desses recursos, foram desviados para outras finalidades que não o atendimento à saúde da população. Não bastassem esses desmandos, o prefeito Nascimento não para de bradar que a saúde vai muito bem obrigado. Ou seja, além de haver desmantelado todo o sistema de saúde do município, Nascimento, de forma descarada, através de seus pronunciamentos radiofônicos, mente, sem nenhum escrúpulo, num patente desrespeito à população carente de Princesa. Chegou a hora de se dar um basta nessa situação; de fazer com que o dinheiro do povo, ao invés de ser dispendido com o fausto dos poucos que dilapidam o erário público, seja realmente aplicado correta e licitamente para a promoção de uma saúde de qualidade. Com a palavra, as urnas do dia 15 de novembro.


DSMR, EM 28 DE AGOSTO DE 2020.

quinta-feira, 27 de agosto de 2020

BLOG DO JORNALISTA JÚNIOR DUARTE PLANTA NOTÍCIA FALSA E DEIXA ELEITORADO EM POLVOROSA

 


Na última segunda-feira, o Blog com a grife do jornalista e diretor da Rádio Princesa FM, Júnior Duarte, divulgou notícia falsa de que, as oposições de Princesa se compunham em uma única chapa, para concorrer às eleições do dia 15 de novembro. No corpo da matéria, havia a informação de que doutor Alan Moura desistiria de ser candidato a prefeito, apoiaria Sidney Filho e seria seu candidato a vice-prefeito. Para completar o Fake News, informava ainda, que o advogado Arley Moura seria candidato a vereador. A notícia se espalhou causando o efeito contrário, pois, a grande maioria da população, que demonstra clara ojeriza ao atual prefeito de Princesa, mesmo sem entender como seria a composição, exultou de alegria pela união. Mas essa alegria durou pouco, pois, logo, ambos os candidatos da oposição [Alan e Sidney], reafirmaram suas pré-candidaturas a prefeito. De positivo, ficou a semente, o recado da maioria do povo, apontando que, o mais acertado, seria a união dos dois candidatos do bem contra a mentira, a corrupção, a arrogância e a falta de decoro administrativo.


Mau jornalismo


É sabido por todos em Princesa, que a competência do comunicador, Júnior Duarte, profunda, só se pode atravessá-la de barco. Porém, o seu caráter – que vem se apresentando raso -, se atravessa com água pelo mocotó. É verdadeiramente lamentável que aquele competente jornalista se submeta a tão vil desiderato. Plantar notícias falsas, a serviço de uma facção política, desmerece a credibilidade não só do comandante, mas também dos veículos de comunicação que ele comanda. Quem, em sãconsciência, a partir de agora, acreditará mais no que diz o jornalista Júnior Duarte? Desta vez, ele extrapolou. Todos sabem que a emissora de rádio que comanda, funciona a serviço do prefeito de Princesa. A Rádio “Chapa Branca” nada notícia que não seja em benefício da horda que comanda Princesa. O programa radiofônico: “Poder e Notícia”, deveria ter outro nome: “Notícias do Poder”. Asdiretrizes e as pautas, tanto do Blog, quanto da Rádio -comandados pelo jornalista em tela -, são determinadaspelo senhor Ricardo Pereira do Nascimento. D a motivação da notícia falsa da união das oposições, pois, o intuito era o de denegrir os integrantes do grupo Moura, junto ao governador João Azevêdo. O tiro saiu pela culatra. Mesmo assim, fiquemos atentos pois, quem não tem densidade eleitoral, joga sujo para ganhar eleição e só desfecha golpes, abaixo da cintura.



DSMR, EM 27 DE AGOSTO DE 2020.

MULHERES QUE FIZERAM A DIFERENÇA



MARIA BONITA


Nascida Maria Gomes de Oliveira, apelidada de “Maria Déa” e consagrada para a história como “Maria Bonita”,essa mulher, que coincidentemente, nasceu no dia 08 de março de 1911 (Dia Internacional da Mulher), malgrado ser companheira do maior facínora do Cangaço Brasileiro, entrou para a história pela sua coragem e determinação,pelo amor ao homem que escolheu, e por ter sido a primeira mulher a fazer parte daquele segmento violento e criminoso, que assolou as terras nordestinas na primeira metade do século passado. Maria Bonita, que era filha de José Gomes de Oliveira e de dona Maria Joaquina da Conceição, casou-se, aos 15 anos de idade, com um sapateiro chamado José Miguel da Silva (Zé de Neném). Estéril, seu marido não gerou filhos. Nasceu, Maria, num povoado chamado “Malhada da Caiçara”, pertencente ao que é hoje o município de Paulo Afonso na Bahia. Nesta série de artigos que homenageiam mulheres que se destacaram em suas várias atividades, nada mais natural do que prestar essa homenagem a uma mulher diferente, que fez história na contramão do que era usual na época em que viveu, quando, de forma inusitada, juntou-se a Lampião, tomou nas mãos um fuzil e se transformou na primeira cangaceira das plagas nordestinas.


Amor platônico


Amigo da família de Maria Déa, Lampião sempre passava pelas terras onde ela morava. Certo dia, informado por um coiteiro de que a jovem senhora nutria grande admiração, simpatia e uma forte atração em relação a ele, o “Rei do Cangaço”, resolveu fazer uma visita à casa de Zé Gomes. Conversando de forma dissimulada, logo percebeu o interesse de Maria, que não tirava os olhos dele. Sem meias palavras, Lampião perguntou se ela queria partir com ele. Sem se fazer de rogada, Maria assentiu que sim e, a partir daí, tronou-se mulher e companheira de Virgulino Ferreira da Silva, o que perdurou até a morte dos dois. Quem contestaria essa união? Os pais ficaram orgulhosos de verem a filha nos braços do mais valente cangaceiro e, o marido abandonado – como não poderia ser diferente -, conformou-se com a situação. Essa união aconteceu no ano de 1930 e, Maria Bonita, aos 19 anos de idade, iniciou uma saga histórica como a primeira mulher a fazer parte de um bando de cangaceiros. Mesmo sem ser detentora de muita beleza - num afago bajulatório da cabroeira que acompanhava Lampião, com o intuito de agradar ao chefe-, a nova integrante do grupo foi logo cognominada de “Maria Bonita”. Até então, a presença de mulheres no bando, era proibida. Com a integração de Maria, alguns cangaceiros receberam, do chefe, a permissão para se fazerem acompanhar de esposas e amantes. Com Lampião, Maria Bonita teve uma filha (Expedita Ferreira Nunes) e mais três abortos. Não pôde criar a filha, que foi entregue a um casal de vaqueiros amigos de Lampião, que a criaram dizendo sempre ser ela filha do mais famoso casal de cangaceiros do Nordeste brasileiro. Durante os 09 anos em que viveu no Cangaço, Maria Bonita, nunca deixou de estar ao lado de seu homem, participando ativamente dos combates, mas também promovendo festinhas e momentos de oração.

 


O fim


No fatídico dia 28 de julho de 1938, quando uma Volante da polícia alagoana surpreendeu o bando de Lampião na grota de Angicos (município de Poço Redondo, no estado de Sergipe) e dizimou quase todos os cangaceiros ali arranchados, estava Maria Bonita ao lado do “Rei do Cangaço” e foi também chacinada, degolada e exposta, juntamente com o valente companheiro e demais cangaceiros mortos, nas escadarias da Igreja Matriz da cidade de Piranhas, no estado de Alagoas. Em que pese haver sido, Maria Bonita, a mulher do mais famoso cangaceiro do Brasil, é sem dúvida, reconhecida como uma mulher díspar das demais de sua época, destacada e,portanto, merecedora de estar inscrita nos anais da história do Brasil, pela sua coragem e pelo inusitado de haver sido diferente. 



DSMR, EM 27 DE AGOSTO DE 2020.