sábado, 24 de abril de 2021

SABÁTICAS 83

 



. O presidente Bolsonaro muda de tom e faz discurso conciliador na Cúpula de Líderes sobre o Clima. Em sua fala, o presidente prometeu acabar com o desmatamento ilegal até 2030 e com a emissão de gases poluentes até 2050. O problema é que o “mito” não sabe, sequer, se ficará no governo até o final deste mandato.

. Aliás, na esteira dessas promessas vãs, Bolsonaro acaba de cortar - no Orçamento da União -, mais de 240 milhões de reais do Ministério do Meio Ambiente. Dá uma no prego, outra na ferradura.

. Mesmo assim, o presidente dos EUA, Joe Biden, já avisou: “Acreditamos nas palavras do presidente do Brasil, porém, de nada adiantam palavras ao vento, queremos ver ações efetivas”.

. Na verdade, o discurso do nosso presidente não dialoga com a prática. Mais parece uma satisfação dada ao presidente dos EUA. No tempo de Trump, a retórica era outra. Agora, Bolsonaro realçou a saliva, esquecendo a pólvora.

. O número de policiais mortos no Brasil, em 2020, aumentou 10% se comparado com 2019.Especialistas afirmam que uma das causas é a proliferação de armas de fogo nas mãos de civis. O feitiço está caindo por cima dos feiticeiros.

. É desestimulante combater as loucuras e as incompetências de Bolsonaro, quando vemos o ex-governador, Ricardo Coutinho – o rei da corrupção -, fazendo o mesmo. Na ausência de uma terceira via competitiva, estamos num beco sem saída. Se ficarmos, o bicho come; se corrermos, o bicho pega.

. Os mototaxistas de Princesa estão, até agora, no aguardo da feira que o prefeito prometeu. É claro que esse benefício tem de ser entregue, pois, quando houve a promessa é porque o recurso já havia sido destinado para isso.

.  Para o ex-juiz e ex-ministro, Sérgio Moro, vem dando tudo errado. De vestal da honestidade, quando posou de xerife anticorrupção, está agora, na iminência de ser processado por haver julgado o ex-presidente Lula com parcialidade, a serviço de interesses eleitoreiros. Na verdade, a justiça tarda, às vezes, e em outras, falha.

. O programa de vacinação contra a Covid-19, em Princesa, não vem obedecendo às orientações do Ministério da Saúde. Aqui, já são vários os idosos que tomaram a 1ª dose do imunizante Coronavac e, já com mais de 28 dias, estão sem receber a 2ª dose.

. As Unidades de Acolhimento Adulto e Infantil da Prefeitura de Princesa, à exemplo dos Postos de Saúde, estão, no mais das vezes, sem enfermeiros e sem técnicos de enfermagem. Para completar, nem a cozinha funciona.

DSMR, em 24 de abril de 2021.

Nenhum comentário:

Postar um comentário