ODE

quarta-feira, 24 de junho de 2026

Banco de Edir Macedo é alvo de operação da Polícia Federal

 

Tudo em nome de Deus. Primeiro a vergonhosa arrecadação através dos envelopes e depósitos bancários que os fiéis evangélicos vêm fazendo desde julho de 1977 à Igreja Universal do Reino de Deus (IURD). De lá pra cá, o chamado bispo Edir Macedo, dono da Igreja, amealhou uma fortuna hoje estimada em U$ 1,9 bilhão, o que significa algo em torno de R$ 10 bilhões distribuídos num império de mídia que inclui a TV Record e várias Rádios; um Banco, o Digimais e vários imóveis de luxo espalhados pelo mundo todo.

Ontem (23), foi deflagrada uma operação da Polícia Federal, com busca e apreensão, no Banco Digimais o que responsabiliza o bispo Edir Macedo por uma fraude financeira milionária. Tal qual o Banco Master, o evangélico, "sob os auspícios de Deus" usou o dinheiro dos fiéis para fraudar correntistas e lavar a grana santa. Sem escrúpulo algum, esses bandidos sagrados se arvoram de representantes de Deus para amealhar fortunas em troca de curas e de promessas de salvação. É certo que, a extorsão, é permitida pelos pobres coitados que neles acreditam. Mesmo assim, não deixa de escusa, essa prática.

Tudo isso não se restringe apenas ao campo dos evangélicos. A Igreja Católica Apostólica Romana, comandada pelo papa Leão XIV, possui também uma instituição financeira, o Instituto para as Obras da Religião (IOR), mais conhecido como Banco do Vaticano que também, na década de 1980, foi protagonista de grande escândalo financeiro bancado pelo bispo Paul Marcinkus envolvendo vários bancos europeus e americanos. Abafaram o caso, ninguém foi punido e, o banco, continua funcionando normalmente até os dias de hoje. O pior, é que tudo isso é bancado pelo dízimo pago por aqueles que acreditam que tudo isso está a serviço de Deus.



terça-feira, 23 de junho de 2026

Porque votar para deputado federal

 

Todo ano de eleições surgem questionamentos sobre porque votar ou deixar de votar em determinados candidatos a deputados federais ou estaduais, principalmente quando se trata de candidatos que não são da terra. Esse questionamento é por demais salutar e deve ser justificado no sentido de esclarecer o porquê em depositar a confiança do voto em pessoas desconhecidas. Para tudo na vida existe um motivo e, para o voto, esse motivo também existe e deve ser justificado da forma mais clara possível.

Em 2014, 2018 e 2022 eu apoiei e votei em Aguinaldo Riberio (PP) para deputado federal. Primeiro para pedir e, depois, para agradecer. Quando eu era prefeito, condicionei o meu apoio a Aguinaldo ao compromisso de ele trazer para Princesa a extensão da Adutora do Pajeú canalizando água boa do Rio Francisco para a nossa cidade que, naquele momento, estava quase colapsando em termos de abastecimento d'água. Fui atendido no meu pedido e, em agradecimento, repeti apoio a Aguinaldo nas duas eleições seguintes.

Sem importar se os candidatos são da terra ou de fora, o que interesse à população são os benefícios que eles podem trazer para a maioria da população. Agora, exercendo um equilibrio eleitoral que poderá render dividendos administrativos para Princesa, resolvi apoiar o sobrinho de Aguinaldo, Lucas Ribeiro (PP) para governador e o ex-prefeito de Sousa, Fábio Tyrone (PSB) para deputado federal e o ex-secretário de Estado, Tibério Limeira (PSB) para deputado estadual, ambos aliados do governador e, portanto, sintonizados com os interesses que motivaram esse apoio.

Tanto Tyrone quanto Tibério já estão comprometidos com duas reivindicações da maior importância para Princesa: a construção de um novo açude para o abastecimento d'água da cidade e a criação do Museu do Território Livre de Princesa. A diferença se evidencia quando constatamos que os deputados apoiados pelo grupo que comanda a prefeitura de Princesa são comprometidos apenas com os interesses pessoais dos agentes políticos da agremiação dominante. São parceiros que não têm compromisso em trazer obras estruturantes para o município quando usam o poder para a destinação de emendas que são executadas ao bel prazer, mais em benefício da prosperidade de alguns do que do interesse comum. É essa a diferença!



São João sem festa

Em toda cidade do interior do Nordeste o dia de hoje é uma festa. Quadrilhas, fogueiras, foguetões e danças típicas acontecem para alegrar o povo. Em Princesa é diferente. Ao invés de ser hoje a comemoração mais importante da nossa região, foi transferida para o mês de julho. Pessoas que vêm de fora para rever familiares e rememorarem os tempos idos, se deparam com uma cidade completamente silenciosa na véspera de São João. O calendário da prefeitura de Princesa, modificado, deixa todos com saudades do São João na roça de antigamente.

Foi isso que o Prefeito de Princesa legou àqueles que vêm de longe pensando que ainda existem, aqui em Princesa, as festas de antigamente. Agora, tudo aqui é antecipado ou adiado. Faz-se necessário que se divulgue um calendário específico para Princesa. O "São João" não é mais no dia 23 de junho; a "Festa de Emancipação" não é mais em novembro. Este ano mesmo, o São João vai ser no mês de julho, o que descaracteriza completamente o espírito junino que passa a ser "Julhino"



A Copa é o Palco do Mundo

 

Depois de jogar duas partidas nessa 23ª Copa do Mundo, o Brasil empatou uma (Marrocos) e venceu outra (Haiti). A que empatou decepcionou a todos e, a que venceu, ganhou, mas não convenceu. A Seleção joga amanhã novamente e, para garantir a classificação para a próxima fase, terá de ganhar da Escócia. É certo que acreditamos na vitória, porém, face à instabilidade do nosso escrete canarinho, ficamos todos temerosos de um escorrego que possa decepcionar toda uma Nação em sua expectativa, afinal, o Brasil é o único país pentacampeão e também é o único que participou de todas as Copas do Mundo.

O que mais nos põe vulneráveis a não acreditar na nossa Seleção é o histórico das últimas seis Copas quando o Brasil sequer passou das quartas-de-final, sem falar no desastre do 7 X 1 sob a Alemanha em 2014. É certo que o Brasil tem potencial, o problema é a instabilidade quando se apresenta bem num primeiro tempo e, no segundo, parece que perdeu toda a habilidade e todo o vigor. É de se pensar: será macumba? Coisa feita? Ou falta de sorte? Afinal, a fraquíssima Cabo Verde de "Vozinha" empatou com dois campeões do mundo: Espanha e Uruguai. Ainda bem que, partindo dessa lógica, nós poderemos chagar ao hexa. É só ter paciência e otimismo, o resto é no pé.



sábado, 20 de junho de 2026

SABÁTICAS

Lula (PT) fez vídeo pedindo votos para Veneziano (MDB) ao Senado, mas, por debaixo do pano, prometeu apoio também a Nabor Wanderley (Republicanos). Igual tá fazendo em Pernambuco (João e Raquel), o presidente apoia os dois mas não subirá no palanque de ninguém.

O deputado Aledson Moura (PL), fez aprovar Requerimento na Assembleia Legislativa determinando a realização de uma Sessão Itinerante daquela Casa aqui em Princesa.

Na oportunidade, a pauta principal deverá ser a reestadualização do Hospital Regional. Água mole em pedra dura...

Supremo Tribunal Federal determinou que as Câmaras Municipais não terão mais a última palavra quanto a aprovação ou reprovação das contas dos prefeitos. A cada dia diminuem mais os poderes dos parlamentares mirins. Nesses dias, acabarão de vez com esse poder municipal.

Aliás, são os próprios vereadores que têm contribuído com esse esvaziamento quando primam mais pelo usufruto das benesses do poder do que pelo efetivo exercício do cargo em benefício do povo.

Isso faz lembrar o que dizia o ex-prefeito Gonzaga Bento: " Vereador é como chuva na capital: não serve para nada"

Até ontem, todos os envolvidos com o escândalo do Banco Master eram bolsonaristas.

Até ontem, porque agora está denunciado também o senador do PT, Jaques Wagner, líder do Governo no Senado.

O coitado do Wagner está sendo acusado somente porque recebeu R$ 3,5 milhões do banqueiro Augusto Lima (amigo de Vorcaro) e também porque esse mesmo banqueiro comprou um apartamento para a filha dele. Que injustiça!

Primeiro foi Ciro Nogueira (PP) com a mesadinha de R$ 300 mit mensais; depois, Flávio Bolsonaro (PL) com o pedido de R$ 60 milhões para o filme do pai; em seguida, Hugo Motta (Republicanos) com o empréstimo da cunhada e, agora, Jaques Wagner (PT). Todos farinha do mesmo saco?

Já o presidente do Senado, Davi Alcolumbre (UB), com as barbas de molho, saiu em veemente defesa de Jaques Wagner.

Mesmo se tratando dessas figuras, deve-se ter o cuidado em manter a presunção de inocência.

A Copa do Mundo segue em frente com surpresas e zebras, porém, o mais engraçado é que, nos dias de jogos do Brasil, a UPA fica completamente vazia. Ninguém adoece nos dias de jogos. A Seleção é remédio santo.

O Brasil, até que enfim desencantou. Ganhou do Haiti por 3 X 0 e todos nós achamos uma façanha. Que tempos são estes, né? Aliás, se tivesse jogado o segundo tempo como o fez no primeiro, a goleada teria sido de 10 a mais. Aguardemos a Escócia com cuidado porque, Haiti é Haiti...

Hoje, participarão de entrevista no Entreverso-Pod, a ex-candidata a prefeita Rubia Matuto (UB) acompanhada do também ex-candidato a prefeito Sidney Filho (PSDB). Ambos deverão anunciar apoio ao pré-candidato a deputado estadual Anderson Monteiro.

Por enquanto, falta somente o deputado Aledson Moura confirmar seu apoio à reeleição do deputado Michel Henrique (Republicanos), coisa que Nascimento não está gostando nada.

O apoio de Aledson a Michel Henrique significa espaço na Rádio Princesa FM para a oposição, o que os Moura sabem usar de forma magistral.

Os abraços de hoje, vão para: Antônio Lira, Chico Malaquias, Cidinha da Quitanda, Augusto Rodrigues, doutor Gílson, Joãozinho de Telô, Terezinha de Paulo Mariano, Marconi Campelo, doutor Flávio Pereira, Lourdinha Bode, Vitória Maximiano, Chico de Tozinho, Sara Ferraz, doutor Ítalo Kumamoto, Sônia de Aparício, Neves da Padaria, Lourdinha de João do Guirra, Wilma Lima, Assis Bezerra, Evaristo da Emater, Edezel de Ota, Dorinha Galvão e Márcio Caboclo.



sexta-feira, 19 de junho de 2026

Deputado Aledson Moura entrega dois tratores a agricultores em Princesa

 

Atendendo solicitação do vereador Arley Moura (MDB), numa parceria com o senador Efraim Filho (PL), o deputado Aledson Moura (PL), entregou, ontem (18), dois tratores para a Agricultura Familiar do município de Princesa. Esse benefício representa um investimento de carca de R$ 700 mil o que beneficiará, diretamente, mais de 120 famílias das comunidades rurais de Trincheiras, Esperança, Areias e Pica-pau. O equipamento conta com tecnologia adequada para atender às necessidades dos produtores rurais daquelas comunidades. Emocionada, a representante do sitio esperança, Hosana Lopes, afirmou que isso é a realização de um sonho aguardado há de 27 anos.



As eleições deste ano redefinirão quadro político em Princesa

 

Em face da "salada" de pré-candidatos que disputam vagas na Assembleia Legislativa e na Câmara Federal apoiados por várias lideranças no município de Princesa, o quadro político que se desenhará pós-eleição, deverá promover uma redistribuição do poder em nosso município. Os postulantes, apoiados quase todos sob o guarda-chuva do Governo, naturalmente, em logrando êxito nas urnas, terão também seu quinhão de prestigio na distribuição dos cargos e das benesses emanadas do poder estaduat.

Em que pese ser, o deputado estadual, Atedson Moura (PL), adversário do governador, seu provável apoiado para Assembleia Legislativa deverá ser o deputado estadual Michel Henrique (Republicanos) que é governista e teve sua mãe, a ex-deputada federal, Edna Henrique, nomeada para uma importante secretaria. Já os pré-candidatos a deputados federal e estadual, respectivamente, Fábio Tyrone e Tibério Limeira, ambos do PSB e que recebem o apoio do ex-deputado Nominando Diniz, são também ligadíssimos ao governador Lucas Ribeiro (PP).

Em se confirmando a vitória do governador Lucas e desses nomes acima elencados, o mapa político-eleitoral, em Princesa, terá outra configuração. Ou seja: a partilha do bolo deverá ser feita obedecendo aos percentuais de votos de cada candidato, o que se depreende que a geografia do poder no município obedecerá a outros parâmetros que não os de hoje. Afinal, é entendimento comum que a representatividade se configura de acordo com a quantidade de votos que cada candidato venha a obter das urnas. A lógica é a do "vale quanto pesa".



No escândalo Master, estão todos juntos

 

Como num jogo de "empurra", figurões da política brasileira minimizam a gravidade da roubalheira provocada pelo escândalo financeiro do banco Master patrocinada pelo meliante de colarinho branco, Daniel Vorcaro, e ficam todos, sejam da direita, do chamado "centrão" e, agora, da esquerda também, a comemorarem quando alguma dessas autoridades da República são pegas com a mão na cumbuca. Sem se incomodarem com a gravidade da situação ficam todos tentando capitalizar eleitoralmente.

Primeiro foi o senador Ciro Nogueira (PP) que recebia mesada mensal de R$ 300 mil de Daniel Vorcaro para defender os interesses escusos do banco Master no Senado. Depois, o também senador e pré-candidato à presidência da República, Flávio Bolsonaro (PL), que pediu R$ 60 milhões para o filme do pai. Agora, a Polícia Federal divulga que o deputado e presidente da Câmara Federal, Hugo Motta (Republicanos), pediu facilidades para um empréstimo no nome da cunhada e, ontem (18), a PF divulgou que o senador e líder do Governo no Senado, Jaques Wagner (PT), recebeu de Vorcaro, R$ 3,5 milhões e um apartamento em Salvador.

Direita, centro, e esquerda, todos envolvidos na mesma falcatrua, não se explicam, se dizem, todos, inocentes e que estão colaborando com as investigações. Com as caras mais lisas do mundo, todos são pré-candidatos a cargos eletivos da maior importância, não e afastam dos cargos que ocupam e seguem impávidos dizendo que são inocentes. Não bastasse isso, até alguns dos que deverão julgá-los (ministros do Supremo Tribunal Federal) estão também atolados nessa lama inundada de reais, dólares, euros, jatinhos, festanças, imóveis, mesadas, etc. São todos farinha do mesmo saco.



quarta-feira, 17 de junho de 2026

Fábio Tyrone, um candidato da coragem

 

O ex-prefeito de Sousa, Fábio Tyrone (PSB), é mesmo um cabra determinado. Principal pré-candidato a deputado federal do Partido Socialista Brasileiro (PSB), Tyrone, desde o início deste ano, pôs o pé na estrada e, mesmo antes de ter seu nome homologado pela Convenção, vem percorrendo o Estado, de ponta-a-ponta, em divulgação de suas propostas na busca de uma cadeira na Câmara Federal.

Tyrone é o único pré-candidato a deputado federal que apresenta propostas para a sociedade paraibana. Faz um trabalho como se fora candidato a um cargo majoritário e, nessa estadualização de sua pré-campanha, o ex-prefeito de Sousa já conta com apoios em 70% dos municípios paraibanos. Sua obstinação, misturada com trabalho, vêm lhe concedendo a credibilidade necessária para se mostrar um postulante diferente e, pelo que dizem as pesquisas, isso tem sensibilizado eleitores. Um candidato de coragem.



Disputa pelo Senado é acirrada

 

Na Paraíba, são vários os pré-candidatos em busca das duas cadeiras no Senado Federal que terá, desta feita, a renovação de dois terços de seus representantes. Na frente - de acordo com as pesquisas, partem: o ex-governador João Azevedo (PSB); o senador Veneziano Vital do Rêgo (MDB), este em busca da reeleição, e o ex-prefeito de Patos, Nabor Wanderley (Republicanos). Os dois primeiros quase consolidados, se veem agora sob a ameaça do crescimento de Nabor.

Ressabiados com o que aconteceu em 2014, quando o ex-governador Cássio Cunha Lima pontuava na frente com folga, mas, abertas as urnas, perdeu a eleição amargando um quarto lugar, estão todos preocupados com os movimentos dos adversários. João lidera a corrida, e Veneziano tem agora o apoio tácito do presidente Luís Inácio Lula da Silva.

Já Nabor, que é pai do presidente da Câmara Federal, Hugo Motta (Republicanos), conta com o empenho do filho poderoso o que põe os demais a botarem as barbas de molho.

Como eleição só se ganha quando as urnas são abertas, os postulantes a uma vaga no Senado estão trabalhando feito doidos em busca de apoios e se preocupam também pelo fato de haver ainda um grande número de eleitores que se dizem indecisos. Cada um usando suas armas, não esquecem que ganha quem for mais competente no uso delas, até porque, a briga é de foice. Os demais pré-candidatos apresentam pontuação aquém dos principais postulantes, porém não estão descartados, afinal, de urna, bunda de criança e cabeça de juiz, pode sair tudo.