ODE

segunda-feira, 18 de maio de 2020

CURIOSIDADES




CAFÉ


O nome vem do árabe qahwa, através do turco, qahvé,passando pelo italiano caffè. Fruto do cafeeiro, bebida tônica e aromática, feita com a infusão da semente do cafeeiro, depois de torrada e moída. Contém 0,5 a 1,7% de cafeína, alcaloide estimulante. A história do café perdeu-se nos primórdios do tempo. Conta-se que há 3.000 a.C., em Kaffa, na África, um pastor ficou surpreso ao observar uma certa agitação nas suas ovelhas após comerem um fruto avermelhado. Cheio de curiosidade levou vários desses frutos ao mosteiro mais próximo. Na abadia, havia um revezamento noturno de monges, em seus trabalhos de leituras, escritas e pesquisas, ao qual vários deles faltavam por não poderem controlar o sono. Diante da história do pastor, o abade decidiu testar as apregoadas qualidades estimulantes do fruto e distribuiu a infusão entres seus estudiosos monges. Os resultados foram positivos quanto à expectativa: não mais faltaram os monges às suas missões, dominados por uma estranha insônia e surpreendentevivacidade.

Origem

Está provado que o café é originário da Abissínia. Dalipropagou-se para toda a África e para o mundo Árabe. No século XV, os maiores propagadores da bebida foram os maometanos, que acreditavam na salvação do espírito de todos os bebedores de café. Em 1551, na cidade de Meca, o prefeito Clair Bey, proibiu o seu uso por ser uma bebida excitante, espalhando-se a crença de que bebedores do café, após a morte, se apresentariam diante de Allah completamente negros. O café foi introduzido na Europa em 1554, primeiro na Itália e depois na Alemanha. Na América do Norte, o fruto vermelho chegou em 1688. Em 1715, popularizou-se no Haiti e em São Domingos. No Brasil, foi na província do Grão Pará onde aportaram as primeiras mudas daquela planta. Teriam sido trazidas de Caiena, capital da Guiana Francesa, por um desertor; porém, o mais certo é que foram introduzidas por Francisco de Melo Palheta, sargento-mor que, plantando as mudas no Pará, não obteve sucesso e, só a partir do século XIX o grão foi introduzido no Vale do Paraíba (Rio de Janeiro e São Paulo), onde adaptou-se muito bem, chegando a ser o Brasil, durante muitos anos, o maior produtor de café do mundo.


(EXTRAÍDO DO DICIONÁRIO UNIVERSAL DE CURIOSIDADES, COM ACRÉSCIMOS DE DOMINGOS SÁVIO MAXIMIANO ROBERTO, EM 18 DE MAIO DE 2020).

Nenhum comentário:

Postar um comentário