Ressurreição de Cristo
1499-1502, ÓLEO SOBRE MADEIRA, 56,5 x 47 CM Desde sua formação com Pietro Perugino (1446-1524), Rafael Sanzio circulava na corte de Urbino e, aos dezesseis anos, já recebia encomendas de pinturas. Em 1504, o artista mudou-se para Florença e, em seguida, para Roma, onde realizou a decoração dos apartamentos papais (1508-20) e entrou em contato com artistas como Leonardo da Vinci (1452-1519) e Michelangelo (1475-1564), influências importantes em seu amadurecimento. A pintura do MASP, Ressurreição de Cristo (1499-1502), foi alvo de grande discussão entre os historiadores de arte, até ser atribuída à juventude de Rafael.
A obra apresenta características que Rafael assimilou no ateliê de Perugino, como a rigorosa divisão dos eixos vertical e horizontal. Já a articulação simétrica entre os elementos centrais e periféricos das cenas era uma característica de Rafael que procurava alcançar um ideal de beleza harmônico, derivado dos valores da Antiguidade clássica. Os pés de Cristo marcam o centro do quadro, sobre o retângulo formado pelos quatro guardas, que gesticulam em diferentes direções. A tampa entreaberta do sarcófago, no centro dessa área, sugere volume e profundidade, assim como as colinas e os montes ao fundo. Os anjos ao lado de Cristo reiteram o gesto que aponta para cima, aludindo à crença em uma existência divina. (Extraído do Guia do MASP).
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