Ontem, 21 de dezembro deste ano de 2022, cedinho da manhã, ao consultar as redes sociais, deparei-me com algo que reputo de grande importância para a história de Princesa: uma mensagem do neto do coronel José Pereira Lima, José Pereira Neto, parabenizando, pelo seu aniversário, Totonho, o neto de Nominando Muniz Diniz ("seu" Mano). Nada mais emblemático do que isso para provar que, o tempo, é uma panaceia para todos os males, inclusive os provocados pela maldita política-eleitoral.
A briga política de Princesa, entre as famílias Pereira e Diniz, que já remonta há quase 100 anos, não é de hoje que vem tendo uma distensão. Letrados e civilizados, os membros da terceira geração de ambos os clãs, civilizadamente, vêm, aos poucos, se dando as mãos, em promoção de um fim pacífico dessa peleja que já foi grande demais. Nos comícios, nos rádios e nos jornais, digladiavam-se (Pereira x Diniz), em impropérios sobre suas posições eleitorais, mas, nunca desabonadores de suas honras.
Em algumas ocasiões, mesmo intrigados entre si, mas, atendendo a interesses eleitorais comuns, habitaram o mesmo palanque. Em mais de uma oportunidade, defenderam (Antônio Nominando e Aloysio Pereira), os interesses de Princesa, sob o mesmo teto da Assembleia Legislativa da Paraíba. Se brigavam nos comícios, nos rádios e nos jornais ali, se ignoravam um ao outro. Com isso, ganhava Princesa, pois, cada um queria mostrar mais serviço em busca dos votos da terrinha. Foi quando Princesa teve protagonismo na política estadual.
Depois de muito tempo, descobriram que bala trocada não dói, se perdoaram mutuamente e deram-se as mãos. Até misturaram os sangues na lide eleitoral, quando a neta do coronel Zé Pereira, Rosane de Gonzaga Bento, fez parte, como candidata a vice-prefeita, na chapa encabeçada pelo bisneto de "seu" Mano, Sidney Filho. Isso em 2016. Perderam a eleição, mas, a intriga, a partir daí também perdeu a graça e hoje, já se confraternizam em conversas informais. Passaram uma borracha no passado em busca de escrever uma nova história para Princesa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário