ODE

sábado, 25 de novembro de 2023

Contra fatos não há argumentos

Matéria veiculada ontem (24) por este Blog, dada sua repercussão, deixou o nosso alcaide irritadíssimo. Sem ter serenidade para encarar críticas, principalmente quando essas críticas desmascaram suas mentiras, Nascimento, perde o controle emocional e dispara raivoso para todos os lados. O nosso burgomestre abomina o contraditório. É tanto que, sob mordaça, a maioria dos vereadores – por ele cooptados -, vivem calados diante das falcatruas do “homem mais honesto do mundo” e do descalabro dessa administração de fancaria. Mas, o povo, não!

Em face do comentário de uma professora sobre o motivo de, mesmo com um “IDEB de excelência”, as mães optarem por seus filhos estudarem nas escolas de Lagoa da Cruz e de Jericó, o prefeito irritou-se ao ponto de chamar a mulher de “desequilibrada” por não poder dizer outra coisa. E acrescentou que as críticas dirigidas à Educação atingem os mais de 200 professores. Pura inversão de valores, pois, essas críticas que tanto o incomodam, atingem a ele próprio e à sua secretária de Educação que compactua com suas mentiras.

Como disse ontem - diferente do que ocorre na Saúde, quando todos percebem a falta de atendimento e de medicamentos -, os defeitos existentes na área da Educação podem ser encobertos por números fictícios e inventados pelo fato de que, seus resultados, são subjetivos porque divulgados como pura propaganda. Enquanto isso, as crianças, sem saberem ler, mesmo sem estarem aptas, passam de ano. É uma indústria de maquilagem de estatísticas quando produzem números que elevam o IDEB às alturas. No entanto, alunos das 5ªs e 6ªs séries não são capazes de escrever um ditado. Em face disso tudo, fica claro que, desequilibrado não é somente o alcaide, mas o nosso sistema de ensino também.



Nenhum comentário:

Postar um comentário