ODE

sexta-feira, 24 de novembro de 2023

Homenagem ao meu amigo doutor Waldério

Waldério Siqueira Vasconcelos é um pernambucano de São José do Egito, terra pródiga em poetas, homens letrados e de rara inteligência. Nasceu no dia 2 de agosto de 1951, filho do guarda-livros Paulino Siqueira Vasconcelos e da professora dona Diva Siqueira Vasconcelos. É casado com a princesense dona Rosana Sitônio Frazão Vasconcelos. Doutor Waldério – como é mais conhecido -, aportou em Princesa no ano de 1977 onde, após prestar concurso público, ocupou o cargo de Promotor de Justiça até 1979. Nesse curto período, foi também professor de português na então Escola Cenecista “Nossa Senhora do Bom Conselho” e, mesmo investido de autoridade, fez aqui vários amigos.

De Princesa, foi transferido para a Comarca de Patos/PB. Aprovado novamente em concurso público para Promotor de Justiça no estado de Pernambuco, foi designado, consecutivamente, para as comarcas de: Floresta, Carnaíba, Brejo da Madre de Deus, Aliança e Jaboatão dos Guararapes. Em 1988, prestou concurso público para Juiz de Direito. Aprovado, exerceu a judicatura nas comarcas de João Alfredo, Bezerros, Olinda e Recife, todas no estado de Pernambuco. Aposentou-se em 1998, mas, mesmo assim, continuou trabalhando prestando assessoria técnica no Tribunal de Justiça de Pernambuco durante 7 anos.

Amante da Cultura, da História e da Literatura, doutor Valdério vive hoje, literalmente retirado de atividades obrigatórias, quando reside no “Sítio Retiro”, na Zona Rural de sua cidade natal onde – quando não está dentro de um avião percorrendo o Brasil e o mundo -, além de desfrutar de uma vida por demais tranquila e salutar, recebe os amigos para confraternizar em torno de uma mesa farta, com boa conversa, acompanhada também de uma boa cachaça. É esse o doutor Waldério que conheço, de quem tenho o privilégio de ser amigo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário