ODE

sábado, 20 de janeiro de 2024

A tragédia da vida e da morte

Desde ontem (19) estou profundamente perturbado com a banalidade da vida e a violência da morte. É tênue o limiar entre a vida e a morte. É uma fronteira que, algumas vezes, se ultrapassa de forma a mais simplória. Foi o que ocorreu com o amigo João de Joca que, num átimo, passou da vida para a eternidade (?). Sinal algum deu crédito a esse passamento daquele ainda jovem homem aparentemente em pleno gozo de perfeita saúde.

O que mais me deixou impressionado foi a banalidade da morte de João. Na quinta-feira (18) eu, alguns amigos e ele, passamos o dia jogando buraco. Em nenhum momento João deu mostras de estar doente ou incomodado com alguma coisa. Até um intervalo fez para, em casa, almoçar e retornou dizendo que havia satisfeito sua fome que agora era maior porque havia parado de beber há seis dias atrás.

Finda a jornada de jogatina, João, após conversa rápida em que se demonstrou alegre e sorridente foi para casa tranquilo sem pensar que dali a poucas horas estaria morto. Não sei para os demais que privaram de sua companhia naquele dia, mas para mim, é algo inexplicável quando avaliamos a efemeridade da vida e seu apagar de forma tão fugaz. E pensar que, no mais das vezes usamos nossos dias para cultuar bobagens...

Esse fato está sendo para mim por demais pedagógico. Me chama o feito à ordem para entender que tudo o que valorizamos no campo material é simplesmente fútil. Quando uma vida se esvai de forma tão rápida e incompreensível, como podemos valorizar coisas materiais que valor nenhum têm? Resta-nos a lição de que nada somos, nada temos, nada podemos porque, o relógio da vida, é cruel m sua imprevisibilidade.



Um comentário:

  1. Como somos teimosos, correndo atrás do ter, para quê??Basta sermos pessoas do bem, garantirmos a sobrevivência e ponto final!! Ahhh mas a vaidade do ter estraga tudo.

    ResponderExcluir