Um verdadeiro contrassenso o que aconteceu ontem (3) em 14 capitais brasileiras! Manifestações realizadas sob o pretexto de apoio ao ex-presidente Jair Bolsonaro, em prol de sua anistia perante a Justiça, se tornaram também em exortação aos Estados Unidos da América país que, no momento, sob a batuta de Donald Trump e suas sanções econômicas, se revela o maior algoz dos brasileiros, principalmente daqueles menos favorecidos, ou seja, os nordestinos.
Em São Paulo, embora pífio se comparada às manifestações de antanho, o movimento reuniu cerca de 37 mil pessoas, em sua maioria brancos e ricos, portando bandeiras nacionais e bandeiras dos EUA em vergonhoso louvor àqueles que estão tirando os empregos dos cortadores de cana, dos apanhadores de laranjas, dos pescadores, enfim, daqueles pobres coitados que, todos os anos migram daqui para o sul-maravilha em busca do sustento para suas famílias.
Embora vergonhosa, a manifestação que pedia o fechamento do STF e a anistia dos vândalos que depredaram as sedes dos Três Poderes da República, trouxe o condão de reafirmar a liberdade de expressão que reina na democracia brasileira. Embora sem a presença dos governadores que apoiam o bolsonarismo (o que foi muito sintomático), tudo ocorreu sob a ordem constitucional que os mesmos manifestantes negam em suas reivindicações. Uma vergonha que nega a democracia, mas, ao mesmo tempo, exalta o direito de manifestação!
Nenhum comentário:
Postar um comentário