Nada poderia ser mais audaz e constrangedor do que o desfraldar de uma bandeira americana gigante, na avenida mais famosa do Brasil, justamente no dia das comemorações da Independência do Brasil. Foi o que aconteceu no último dia "7 de Setembro" na avenida Paulista em São Paulo quando manifestantes bolsonaristas, em protesto contra o Supremo Tribunal Federal e em defesa da anistia para os golpistas do 8 de janeiro, sucumbiram ao jugo de Donald Trump e homenagearam aqueles que punem o Brasil com sanções econômicas e políticas.
Ja em Brasília, coordenadas pelo Governo Federal, as manifestações foram feitas sob o tema da "Soberania Nacional" ", numa demonstração clara que o Brasil não se submeterá as intervenções externas no seu modo de condução governamental. Quanto ao constrangimento em São Paulo, até os bolsonaristas mais empedernidos, tentaram justificar o desfraldar da "Old Glory" como se fora algo de iniciativa particular. Porém, dado o gigantismo da bandeira, fica claro que tudo foi feito de comum acordo com os organizadores do evento.
Em tempos passados recentes, os partidários do ex-presidente Jair Bolsonaro diziam que Lula eleito, mudaria a nossa bandeira para a cor vermelha e, agora, são eles que cultuam a grande bandeira com listras encarnadas. Aliás, a afinidade subserviente desse grupo de extrema-direita aos Estados Unidos remonta ao início governo de Jair Bolsonaro quando o presidente recém-empossado saiu do Brasil para prestar continência ao pavilhão americano na capital daquele país. Lamentável esse episódio. Porém, independente de ideologias, o Brasil é dos brasileiros.
Nenhum comentário:
Postar um comentário