De uma beleza sem par está o prédio do Grupo Escolar "Gama e Melo". Depois de passar por uma reforma total, aquela célebre Escola que completa 100 anos de sua fundação no próximo dia 8 de abril, pode-se dizer que é a mãe de todas as Escolas princesenses. Construído em 1926 e agora recuperado, o "Gama e Melo" está apto a continuar formando alunos e fazendo história pelos próximos séculos. À beleza arquitetônica do prédio soma-se a qualidade de ensino que ali foi ministrado ao longo dos últimos 100 anos. Escola de referência em todo o Estado, tanto pela disciplina quanto pela qualidade de seus professores.
Ali, eu e muitos da minha geração estudamos o que chamavam, antigamente, de primário. No entanto, o que estabelece referência mais importante é que, naquela Escola, estudaram também alguns princesenses que brilharam no cenário nacional, a exemplo de Alcides Vieira Carneiro que foi deputado federal e Ministro do Superior Tribunal Militar; Francisco Soares de Araújo, o "Canhoto da Paraíba", , nosso artista maior, dentre outras personalidades. Seu primeiro diretor foi o professor Severino Loureiro que dirigiu a Escola de 1926 até 1930.
À época, os diretores tinham administração por demais longeva. Depois de Loureiro assumiu dona Vianinha (esposa do comerciante Rafael Rosas) que foi sucedida pelo professor Genésio Florentino Lima que administrou o Grupo até meados da década de 1970. No entanto, a qualidade daquela Escola se completava pelos professores que tinha: Maria Pontual; Maria de Luís Belinho; Creuza Maia; Elenita Muniz; Clémens Maia; Aretuza Marrocos; as irmãs Maria, Titica e Fana Lopes; Guida Fernandes; Neuzinha Sitônio, dentre outras várias. Notícias me chegam que, em sua reinauguração, no próximo dia 8 de abril, até o governador se fará presente.
Nenhum comentário:
Postar um comentário