ODE

quarta-feira, 30 de setembro de 2020

ANTOLOGIA DOS PREFEITOS DE PRINCESA

 



OS PRIMEIROS PREFEITOS DE PRINCESA

Na série de artigos em que trouxemos sucinta biografia dos prefeitos eleitos de Princesa, tratamos dos cidadãos que ocuparam a cadeira do Poder Executivo Municipal, desde 1935, até 2016. É sabido, portanto, que em tempos passados, existia a figura do prefeito nomeado e é desse segmento que trataremos nesta matéria.

Até a proclamação da República, em 15 de novembro de 1889, as Vilas eram governadas pelos presidentes dos Conselhos Municipais (equivalentes às atuais Câmara Municipais de Vereadores). A partir da instauração da República, criou-se a figura do Prefeito. Pode-se dizer que era uma figura caricata, uma vez que funcionava como um preposto do verdadeiro líder das comunidades urbanas, que no Nordeste do Brasil, via de regra, esse poder era representado por um “coronel”. Em Princesa, o poder de mando foi exercido inicialmente, pelo coronel Manuel Florentino que, com a ascensão do termo à condição de Vila, em 1875, passou a ser comandado pelo coronel Marcolino Pereira Lima, que governou até sua morte, em 1905.

 Já em 1889, foi nomeado o primeiro prefeito da Villa de Princeza, o senhor Marcolino Pereira Lima, pelo presidente do Estado, sendo nomeado também o senhor João Baptista da Silva como sub-prefeito. Marcolino governou até 1905. Em 1907 - já sob o comando do coronel José Pereira Lima, que, com a morte do pai [Marcolino Pereira Lima] havia assumido a chefia da Vila -, este indicou para nomeação, o seu irmão, Marcolino Pereira Lima Filho, como prefeito de Princesa, sendo ungido como sub-prefeito, o senhor Laurindo Rodrigues Diniz. Em 1913, o coronel Zé Pereira designou para renomeação os detentores dos cargos para mais um período de mandato. Em 1918, o coronel e agora deputado estadual, José Pereira, indicou para nomeação, o senhor João Francisco da Silva Sitônio como prefeito, e o senhor Laurindo Rodrigues Diniz como sub-prefeito. Em 1923, a indicação do coronel, para prefeito da Vila de Princesa, recaiu sobre o senhor Manuel Rodrigues Sinhô e, em 1929, também por indicação de José Pereira, foram nomeados, José Frazão de Medeiros Lima como prefeito e o senhor Glycério Florentino Diniz como sub-prefeito. Essa dupla governou o município até meados de março de 1930 quando, por motivo da Guerra de Princesa, foram exonerados pelo então presidente do Estado da Paraíba, João Pessoa Cavalcante de Albuquerque.

Durante o período que compreendeu de março até outubro de 1930, a cidade de Princesa ficou acéfala, sem prefeito municipal. Em 08 de outubro deste ano, foi nomeado prefeito, o senhor Nominando Muniz Diniz, que governou até dezembro de 1935. Foi esse o ciclo de prefeitos nomeados antes do estabelecimento do voto direto para a escolha dos comandantes da administração municipal de Princesa, a partir de 1935.

DSMR, EM 30 DE SETEMBRO DE 2020.

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário