ODE

terça-feira, 27 de abril de 2021

O NOVO LIVRO

 


Trago hoje uma informação cultural da qual muito me orgulho. Exulto em informar que já está sendo encaminhado ao prelo o meu novo livro. Trata-se desta vez, de um escrito que versa sobre fatos verídicos e violentos, ocorridos no século próximo passado. São cinco histórias tristíssimas sobre crimes que aconteceram em Princesa e que abalarama opinião pública, à época. São fatos de completo dominio público, mas que, ao longo dos anos, foram relegados ao esquecimento.

                             Os crimes

O primeiro, se refere ao assassinato do médico cearense, doutor Ildefonso Augusto de Lacerda Leite. Crime hediondo ocorrido no dia 06 de janeiro de 1902, motivado por ciúmes e inveja, perpetrado por um membro de família tradicional princesense, sob os olhos e as bênçãos das autoridades locais de então. O segundo, aconteceu no dia 24 de dezembro de 1937. Crime passional, um duplo assassinato, quando foi executado um casal de amantes que desobedecia ao Sexto Mandamento da Igreja Católica. A terceira tragédia, aconteceu no dia 18 de novembro de 1961, ocasião em que foram assassinadas três pessoas - também por motivos passionais -, o que acarretou mais dois crimes associados a estes, perpetrados menos de dois meses depois. A quarta desgraça, ocorreu em 16 de agosto de 1971, quando um jovem, desmoralizado publicamente, assassinou seu algoz num clube frequentado pela alta sociedade princesense. Por fim, o quinto e último. Este, não foi somente um crime, mas o extermínio de uma família completa, quando sete pessoas foram barbaramente assassinadas, também por motivos passionais.

                          O lançamento

Esse livro, escrito há mais de quatro anos, somente agora vem a lançamento. Não com o propósito de expor famílias ou pessoas a situações desabonadoras ou constrangedoras, mas para dar conhecimento aos de hoje, de como funcionava o código de honra de antigamente. Informar quão rigorosos eram os valores morais de uma época de passado recente. Rememorar a história é trazer para o conhecimento de todos os comportamentos dos nossos antepassados para que com eles aprendamos e aprimoremos as regras de civilidade. Esse escrito, que inicialmente teria o título: "Crimes que Abalaram Princesa", por sugestão do historiador, Emmanuel Conserva de Arruda, levará o título: "Princesa em Chamas”. Espero, que até o final de junho, façamos o lançamento desse trabalho. Caso a Pandemia tenha arrefecido, poderá ser presencial. Se não, de forma virtual.


DSMR, em 27 de abril de 2021.

Um comentário:

  1. Parabéns ao nobre Dominguinhos pela notória importancia que dá à cultura , à memória e à Hostória do nosso município.

    ResponderExcluir