A canoa sobre o Epte
CIRCA 1890,
ÓLEO SOBRE TELA, 133,5 X 146 CM
Monet iniciou os estudos de paisagens marinhas sob influência
de Eugène Boudin (1824-1898). Em seguida, aproximou-se de um grupo de jovens
artistas, entusiasmados com a pintura da Escola de Barbizon, de Manet
(1832-1883) e de Coubet (1819-1877). Nas paisagens pintadas na década de 1860,
Monet iniciou suas experimentações na representação dos reflexos da luz na
água, que levaram, à formulação de uma nova relação entre pintura e natureza,
da qual derivou o impressionismo. Foi justamente um quadro de Monet, Impressão, nascer do sol (1872), exposto
na primeira mostra do grupo, em 1874, que deu origem ao nome do movimento. A canoa sobre o Epte (1890) mostra seu
interesse pelos efeitos da luz na superfície da água. A grossa camada de tinta
é composta por cores puras que, vistas de longe, se misturam. A proximidade da
correnteza, ocupando toda a parte inferior do quadro, indica que Monet buscava
tanto os efeitos do reflexo das plantas como da profundeza do rio. O desfoque
nas personagens e o enquadramento da canoa, cortada pelo limite da tela,
lembram a linguagem da fotografia, influência decisiva para o pintor. O corte
da cena remete também a gravuras japonesas que circulavam na Europa naquela
época. (Extraído do Guia do MASP).
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