A Virgem com o menino de pé,
abraçando a mãe (Madonna Willys) –
GIOVANNI BELLINI
1480-90,
ÓLEO SOBRE MADEIRA, 75 X 58,5 CM
Membro de uma família
de artistas, Giovanni Bellini colaborava com o pai, o pintor Jacopo Bellini
(1396-1470), até começar a receber encomendas próprias. O artista assimilou de
seu cunhado, o pintor Andrea Mantegna (1431-1506), qualidades como o desenho
rigoroso e a expressividade das figuras retratadas. A partir de 1483, Bellini
tornou-se pintor oficial da República de Veneza, onde comandava o maior ateliê
da época. Na pintura do MASP, A Virgem
com o menino de pé, abraçando a mãe (Madonna Willys) (1480-90), Bellini
mostrou uma certa distância entre Maria e Jesus. Embora os corpos estejam
próximos, as expressões faciais são melancólicas, e Maria parece se esquivar;
não há a mesma ternura presente nas outras madonas italianas do período. A
pintura apresenta as duas figuras atrás de um parapeito, que separa o espectador
da cena, enfatizando a transcendência do aspecto divino das personagens em
relação à vida mundana. O parapeito pode sugerir, também, a mesa de um altar
sobre o qual o menino é oferecido em sacrifício. Nesta obra, Bellini incorporou
a espacialidade proposta pela pintura florentina, marcada pela profundidade do
espaço, sem perder o simbolismo e certo rigor formal característico da tradição
de origem bizantina. (Extraído do Guia do MASP).
Nenhum comentário:
Postar um comentário