Retrato de Auguste Gabriel Godefroy
JEAN-BAPTISTE-SIMÉON
CHARDIN – 1741, ÓLEO SOBRE TELA, 64,5 X 76,5 CM
Chardin foi um dos
grandes nomes da pintura francesa do século XVIII, tratando de forma profunda e
poética os temas da vida cotidiana. Em 1728, ganhou o título de pintor de
naturezas-mortas na Academia Royale de Paris. Com o tempo, o artista passou a
produzir pinturas de gênero, feitas para as casas de nobres e burgueses –
retratos, cenas domésticas crianças ou casais enamorados. O menino em Retrato de Auguste Gabriel Godefroy (1741)
era filho de um joalheiro e banqueiro para quem Chardin fez muitos outros
trabalhos. Na cena, ele observa o pião girar, distraindo-se dos estudos e
deixando de lado os livros, o tinteiro e o pergaminho sobre a escrivaninha. A
luz extraordinária que recai sobre o garoto traça uma linha diagonal na parede
ao fundo, emprestando volume à composição. A gaveta entreaberta em primeiro
plano, com um prolongador de giz, confere profundidade ao móvel. O tema da
educação infantil era recorrente na pintura francesa do período. O pião é
entendido como símbolo da inconstância do caráter infantil e da sorte, do
equilíbrio instável entre as várias forças que governam o destino humano
perfeitamente representado na brincadeira da criança. (Extraído do Guia do MASP).
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