Fui à cidade hoje de manhã cedo e, qual não foi a minha surpresa ao ouvir a divulgação, através de um carro-de-som, que o prefeito de Princesa determina que serão proibidos fogueiras e foguetões na noite de São João. Tudo isso em nome da prevenção à covid-19. Será por conta da zoada dos fogos ou por causa da fumaça das fogueiras? Tudo bem? Tudo bem, nada! Temos sim que nos indignarmos com essa proibição que acaba com as nossas tradições mais cultuadas.
Como pode-se usar dois pesos e duas medidas? Enquanto o Poder Público promove uma festa dançante em que deverão estar aglomeradas milhares de pessoas, os cidadãos princesenses, principalmente os idosos, não podem se confraternizar ao redor da tradicional fogueira de São João? Enquanto o prefeito manda soltar girândolas para saudar a vinda dos políticos de sua preferência, as crianças não podem se divertir soltando traques, chuvinhas, pistolas, busca-pés, bufa-de-veia, etc.?
E os vendedores ambulantes de fogos de artifício, que têm somente esse período do ano para negociar em suas barraquinhas, como ficam? Garanto que, quando da apresentação da banda principal e da fala do senhor prefeito, girândolas e fogos coloridos serão lançados ao ar. Primeiro, cortam quase todas as árvores da Praça da Estrela. Agora, proíbem a tradicional fogueira de São João. Daqui a pouco, esse prefeito de fancaria, vai proibir também o povo de comer bacalhau na Semana Santa.
Só não é proibido cortar oito árvores de uma vez! (Viva o meio-ambiente!)
ResponderExcluir