ODE

sexta-feira, 4 de novembro de 2022

Amor, Pecado e Sangue

Esse é o título do meu mais novo escrito que será lançado ao público no próximo dia 19 deste mês de novembro, a partir das 19 horas na Academia Princesense de Letras e Artes - APLA, sito à Praça Epitácio Pessoa, no centro de Princesa Isabel/PB. O livro: Amor, Pecado e Sangue - 5 crimes que abalaram Princesa, trata de cinco tragédias que aconteceram no século passado na cidade de Princesa. Histórias verídicas que comoveram a população daqueles tempos idos e que tiveram grande repercussão na imprensa dos Estados da Paraíba, Pernambuco e Ceará e, em alguns casos, até na mídia nacional.

O primeiro crime, ocorrido em 1902, descreve o cruel assassinato do médico cearense, doutor Ildefonso Augusto de Lacerda Leite. O segundo, trata do trágico assassinato dos amantes: Octacilio e Xandu, acontecido no Natal de 1937. O terceiro - uma tragédia completa - narra a história da destruição de seis vidas entre o final do ano de 1961 e o início de 1962. O quarto, havido em 1971, discorre sobre o assassinato do "tranca-ruas", Tião de Rosa Amaro e, o quinto, conta a história da hedionda de uma chacina, ocorrida em junho de 1979, perpetrada pelo famigerado Mata-Sete.

Esse trabalho é fruto de mais de cinco anos de incessante pesquisa, entrevistas e conversas informais, com pessoas que viveram à época, ou que tiveram testemunhos de contemporâneos das tragédias. No escrito, tive o cuidado de narrar os fatos sem tomar partido, observando criteriosamente a veridicidade das informações, num esforço sobremaneira de não ferir suscetibilidades, tampouco incorrer no erro de fantasiar as histórias. Na verdade, é um resgate no tempo, de fatos que aconteceram e tiveram grande repercussão na época de suas ocorrências. No próximo dia 19, a obra estará à disposição dos princesenses e de quem mais possa se interessar.




Nenhum comentário:

Postar um comentário