Ao longo do tempo, sobretudo nos principais eventos da História do Brasil nos séculos XIX e XX, Princesa, não só sentiu seus efeitos, como esboçou enérgica ação ou reação a eles. Desta forma, principalmente nos acontecimentos do início do século XX, onde as intensas mudanças no cenário político e cultural nacional mexiam com o Brasil, a cidade refletia essas mudanças e movimentava o sertão.
Foi assim, na Guerra do Paraguai (1864), no Cangaço (século XIX e XX), na Coluna Prestes (1925-1927), na Semana de Arte Moderna (1922) e no processo que levou a "Revolução de 1930". Atenta e mostrando-se sintonizada com as transformações, procurava compreender, acompanhar, rebater, participar e, por fim, tirar o melhor proveito de tudo isso.
Neste dia 23/03, as 16h, dentro da programação do Cariri Cangaço, no Palacete dos Pereiras, faremos o primeiro "Sarau no Palacete" do ano e iremos celebrar os 100 anos de sua contrução rememorando tudo que ele simboliza. Afinal, tornou-se um monumento de pedra e cal da história do sertão e, atualmente, é sede da Academia Princesense de Letras e Artes, tornando-se palco para as mais variadas manifestações artísticas, culturais e educacionais.
Com a participação do Cariri Cangaço, IFPB campus Princesa e Prefeituras de Princesa, São José de Princesa e Triunfo, Princesa volta a movimentar o sertão e mostrar a importância de resgatar, preservar e difundir a nossa história e cultura. Nos dias 23, 24 e 25, teremos palestras, música, exposições, poesia, dança e teatro. O sertão estará novamente em intenso movimento!
Texto: Emmanuel Arruda
Nenhum comentário:
Postar um comentário