ODE

terça-feira, 9 de janeiro de 2024

Em Princesa, a farra das Diárias?

Divulgada ontem (8), pelo jornalista Clílson Júnior, em seu Blog “Clickpb”, uma notícia dá conta de que a prefeitura de Princesa contratará, através de licitação com uma pessoa jurídica do ramo da hotelaria, 1.500 diárias para atender, durante este ano de 2024, às necessidades de pagamentos de diárias para os servidores da Prefeitura Municipal em viagens a serviço do interesse público. Segundo o edital do pregão eletrônico, serão 200 diárias em apartamentos com cama de solteiro; 200 em quartos com cama de casal e, as restantes em apartamentos que deverão acomodar até três pessoas.

Essa é uma notícia que nos deixa a todos, ao mesmo tempo incrédulos e espantados. Numa conta rápida, constatamos que essas 1.500 diárias, distribuídas num espaço de tempo de 365 dias (1 ano), dá um resultado de 4,1 diária por dia, ou seja, todos os dias haverá servidores municipais, sejam eles, prefeito, secretários, técnicos ou garis, viajando a serviço. Quanto às 200 diárias para quartos com camas de casal, mais estranheza ainda, pois, além de sabermos que o senhor prefeito é solteiro, não conhecemos nenhum casal de funcionários municipais que sejam, ambos, secretários ou técnicos.

Todos sabem que o pagamento de diárias é um subsídio através de valores pagos ao servidor público antes de uma viagem a serviço para cobrir os gastos desse percurso com alimentação, transporte e hospedagem. Ademais, considerando um valor médio dessas diárias em torno de R$ 600, o valor total dessa licitação chegará a quase um milhão de reais. Mais esquisito ainda é o interesse em contratar uma empresa para o fornecimento dessas diárias o que, além de encarecer a transação, dá margem para manobras outras. Em sendo verdade essa notícia, fica claro ser isso mais um “jeitinho” para continuar financiando a prosperidade de alguns privilegiados.



Nenhum comentário:

Postar um comentário