ODE

terça-feira, 14 de janeiro de 2025

Contradições da Bíblia I

 

As Filhas de Lot

Ao longo do tempo nos acostumamos com os conceitos de moral e bons costumes pregados pelos mais velhos. Eram vestais que se diziam anti-modernistas, sempre pontuando: "Antigamente, as pessoas tinham mais respeito; as coisas eram mais decentes, etc. etc." . Fazendo uma retrospectiva ao longo do tempo, se estendendo até aos primórdios da humanidade, vemos que a coisa não é bem assim. Basta uma leitura mais atenciosa de alguns trechos da Bíblia, o livro sagrado do Judaísmo e do Cristianismo, para nos depararmos com passagens por demais surpreendentes, inclusive para os tempos atuais, numa prova de que a ética de hoje, convencionada em leis, nos proíbe de fazer o que faziam os nossos ancestrais com a maior naturalidade do mundo.

Exemplo acabado disso é a passagem da destruição de Sodoma e Gomorra. Nesse episódio, Deus, irado com o comportamento devasso dos que moravam naquelas duas cidades, encontrando somente um justo, Lot, mandou dois de seus arcanjos que disseram a Lot e à sua família: "Saiam imediatamente deste lugar, porque o senhor está para destruir a cidade! Fujam por amor à vida! Não olhem para trás e não parem em lugar nenhum da planície! Fujam para as montanhas, ou vocês serão mortos!" Lot fugiu com sua mulher, Edith, e suas duas filhas, Paltith e Tamires. Logo que saíram da cidade, o fogo caído do céu destruiu as duas cidades. Curiosa, a mulher de Lot, em que pese a recomendação de não olhar para trás, desobedeceu, e foi transformada numa estátua de sal.

Acreditando estarem sozinhas no mundo, elas e o pai e, preocupadas como a formação de uma descendência, em atendimento ao preceito Divino do "Crescei e multiplicai-vos" ', as filhas de Lot se viram num beco sem saída: como iriam perpetuar suas descendências se não havia homens para engravidá-las, senão o próprio pai? Tomadas por esse dilema e decididas em cumprir a determinação do Criador, não hesitaram em resolver a parada. Deram vinho em exagero ao velho pai, o embriagaram e deitaram-se com ele por dois dias consecutivos e, ambas, engravidaram e deram à luz dois meninos. Paltith foi mãe de Moab e, Tamires de Ben-Ami. Desses dois veio a descendência que deu linhagem e vida, mais tarde, ao próprio Jesus Cristo. Foi esse o primeiro estupro incestuoso da História.



Nenhum comentário:

Postar um comentário