ODE

sábado, 11 de janeiro de 2025

SABÁTICAS

. A mesma cúpula do PT que participou com Lula das comemorações do 8 de janeiro, em defesa da Democracia, na Esplanada dos Ministérios em Brasília na última quarta-feira, estava ontem (10), em Caracas, na Venezuela, prestigiando a posse do ditador Nicolás Maduro, aquele que fraudou as eleições para permanecer no poder que já comanda há 15 anos. Coerência pura!

. Com a cara mais lisa do mundo, Maduro – que teve menos de 30% dos votos dos venezuelanos - com medo dos protestos, antecipou a posse em quase duas horas e prestou juramento não somente na Assembleia Nacional, mas também ao exército que o sustenta.

. Falar em posse, no último dia 6, o Senado americano reconheceu a vitória de Donald Trump como presidente dos EUA. A sessão solene foi presidida pela atual vice-presidente, Kamala Harris, que foi derrotada pelo galego. Numa demonstração de civilidade política, transcorreu tudo bem, diferente do 6 de janeiro de 2020.

. Mesmo antes de tomar posse, Trump já deixa muitos de cabelo em pé. Primeiro, anunciou que vai expulsar todos os imigrantes ilegais. Agora, resolveu anexar o Canadá e a Groenlândia, encampar o Canal do Panamá e mudar o nome do Golfo do México para Golfo da América. Muito peido é sinal de pouca merda. O mundo tem dono.

. Políticos brasileiros da extrema direita ficaram furiosos com a premiação de Fernanda Torres com o “Globo de Ouro”, pelo filme “Ainda estou Aqui”. Não gostaram do sucesso do filme que denudou, para os mais jovens, a tragédia que foi a ditadura militar. Os bolsonaristas então...

. Na política da Paraíba, pedras estão convivendo com cristais. O senador Efraim Filho (UB) faz elogios a Hugo Motta (Republicanos) e, ao mesmo tempo, acena para Romero Rodrigues (Republicanos) que agradece os elogios. Todos de olho em 2026.

. Grande parte dos prefeitos paraibanos do interior, já estão dizendo: “Eu voto em João para senador, mas, governador é Efraim. Difícil voltarem atrás porque segundo dizem, foguete não dá ré.

. Em Princesa, o novo prefeito, Ednaldo Melo Garrancho (PSB), acaba de anunciar aumentos salariais às várias categorias de servidores e o compromisso em saldar a Folha de Pagamento de dezembro/2024 até o próximo dia 20. Não bastasse isso, comprometeu-se em pagar a Folha de janeiro/2025 dentro deste mês. Eita prefeito arrochado!

. Tudo indica que o que dizem sobre a “herança maldita” deixada por Nascimento para Garrancho, não é verdade. Apesar dos R$ 12 milhões empenhados para pagamento a fornecedores e dos débitos pessoais do “criador” que deverão ser assumidos pela “criatura”, o comportamento do novo alcaide não demonstra que há dificuldades financeiras. Promessa é dívida.

. Ninguém sabe se os médicos que ainda trabalham no Hospital Regional tiveram alguma promessa de receber parte dos quatro meses de salários atrasados que têm ali. Um deles me confidenciou que só vai esperar até o próximo dia 20. Caso não receba, o doutor disse: “Vou cair fora!” Vôte!

. Os aposentados e pensionistas estão também na expectativa de que Garrancho assuma o compromisso do ex em entregar os mimos (feiras, carne e botijão de gás), referentes aos cheques e R$ 750, endossados pelos barnabés e que já foram descontados. Eita promessa sem jeito...

. Falar em médicos, um doutor da medicina tradicional de Princesa me relatou que, mesmo quando o único hospital da cidade era o “São Vicente de Paulo”, havia ali os dois tipos de soro antiofídico (antibotrópico e anticrotálico). Enquanto hoje, depois de já passado quase ¼ do século XXI, ainda morre gente por picada de cobra. Isso, o povo cobra de Nascimento.

. Pode ser erro de cálculo ou ilusão de ótica, mas, observando Nascimento (que não desaparta da criatura) acompanhando Garrancho, o ex parece ter diminuído de tamanho, literalmente. A priori ou a posteriori, eu posso estar extremamente enganado.

. Os abraços de hoje, vão para: Lêda Maria, Iara Alves, Brás de Alfredo Carlos, Juza Lopes, Leninha Lopes, Cristóvão Charles, Daiane Andrade, Carlos Carmelo, Aparecida Martins, Danilo Alves, Gonzaga Madeiro, Marcelo Nunes, Antônio Casusa, Simone Fernandes, Maria Alice, Tião do Macaco, Lourdes Gabriel de Morais, Mônica Pereira Lima, doutor Romualdo Tadeu, Marluce de Barrufada, Gueguê, Maria Irene, Dedé dos Correios, Ana de João Preto, Marcos Vinícius Marrocos, Graciene Gomes, Belezal, Marcos Oliveira, Antônio Júnior Florentino, Cristina da Emater, Manoel Cordeiro e Negão da Borracharia.



.

Nenhum comentário:

Postar um comentário