ODE

segunda-feira, 1 de setembro de 2025

Ainda sobre o meu novo livro

 

Ontem (31), recebi do ilustre conterrâneo, o cientista Osvaldo Travassos de Medeiros, a seguinte mensagem sobre sua inclusão no livro Antologia dos Construtores de Princesa", que transcrevo aqui: "Querido amigo Domingos Sávio, bom dia. Recebi com muito prazer seu livro "Antologia dos Construtores de Princesa". A pesquisa e a dedicação que Você (sic) empregou nessa obra são evidentes em cada página. A forma como revive a história e as personalidades é inspiradora. Agradeço a inclusão de meu nome entre tantos conterrâneos ilustres. O amigo fez um trabalho incrível. Antologia dos Construtores de Princesa' é mais uma sua contribuição cultural que deve ser leitura obrigatória a todos. Grande abraço amigo do Osvaldo". Isso me lisonjeia porque vindo de pessoa do mais alto gabarito.



Fotografias que deverão ser modificadas

Ao longo deste ano que já entra em seu último quarto de tempo, várias fotografias de políticos paraibanos se confraternizando e fazendo "V" da vitória, em breve, deverão ser descartadas. À exceção do senador Efraim Filho (UB) que já lançou sua pré-candidatura ao governo do Estado, os demais pretensos candidatos: Lucas Ribeiro (PP), Cícero Lucena (PP), Adriano Galdino (Republicanos) e Pedro Cunha Lima (PSD), nenhum destes têm ainda definidas suas posições no tabuleiro político.

Cícero Lucena, por exemplo, já o vimos em fotografias com João Azevedo (PSB), Aguinaldo Ribeiro (PP) e Hugo Motta (Republicanos); com Pedro Cunha Lima; com Efraim Filho e, agora, para surpresa de todos, com o senador Veneziano Vital do Rego (MDB). Isso complica o xadrez, pois, o que se prevê para a chapa oficial é um candidato a governador apoiado pelos candidatos a senador: João Azevedo e Nabor Wanderlei (Republicanos). Até agora, Veneziano estava fora desse esquema.

Em face dessa nova configuração fotográfica, as especulações dão conta de que Cícero Lucena está de mala pronta para desembarcar no MDB. Isso muda tudo porque, no MDB, o prefeito de João Pessoa receberá o apoio de Veneziano e, consequentemente, estará no mesmo palanque do presidente Luís Inácio Lula da Silva (PT). E o governador João, em que palanque estará? Incapaz de coordenar o processo, Azevedo se vê tolhido pelas ações de Cícero que vem recebendo apoios de vários prefeitos paraibanos.

Em que pese ainda indefinido o quadro da sucessão na Paraíba, os movimentos constantes promovidos pelo prefeito da Capital ocupam espaços que deveriam estar sendo controlados pelo governador que, em sua indefinição os oferece (os espaços) de bandeja ao prefeito Cícero. Liderando as pesquisas eleitorais, este montou em seu cavalo e cavalga impávido em busca de seu objetivo. Pelo andar da carruagem, aplica-se o velho dito da política de antanho: "Quando a 'caiga' pende..."