ODE

terça-feira, 20 de janeiro de 2026

No reino da fantasia

Em Princesa está tudo fora do lugar, inclusive a sensibilidade dos mandatários municipais. Até ontem (19) eu achava que não era verdade que os dois prefeitos da cidade (o de direito e o de fato) iriam excursionar na capital do Reino Unido sob o pretexto de aprenderem mais sobre Educação. Sinceramente, eu não acreditava que teriam a coragem de tamanho acinte. Mesmo que o nosso município estivesse gozando de uma situação maravilhosa, isso já seria uma grande irresponsabilidade, quanto mais quando se constata que está tudo desmantelado.

Investigados pela Polícia Federal, suspeitos da prática de corrupção ativa e passiva envolvendo cheques milionários da prefeitura depositados em contas de laranjas, apontados por um Relatório do COAF como movimentadores de fundos públicos sem nenhuma justificativa, o que remonta a milhões de reais, não poderiam nem deveriam estarem, os dois prefeitos, protagonizando esse desperdício de dinheiro público num passeio a Europa. O pretexto para essa viagem a Londres é o de se aperfeiçoarem no aprendizado educacional que deverá ser aplicado aqui.

Como ousam agir dessa forma quando aqui, as coisas estão completamente desmanteladas? Fornecedores reclamando da falta de pagamentos; servidores

contratados com salários atrasados desde outubro do ano passado; funcionários efetivos recebendo após o quinto dia útil do mês; Postos de Saúde em recesso de mais de 20 dias e sem estarem abastecidos dos medicamentos necessários. Tudo isso, sem falar na desnecessária presença - nesse passeio ao estrangeiro - de autoridades municipais que nada têm a ver com Educação.

Nada, absolutamente nada, justifica esse périplo londrino. Ademais, o que foi fazer na capital inglesa, o senhor Nascimento que é secretário de Articulação Política? Terá ido para lá em busca de articulações com vistas às eleições do próximo dia 4 de outubro? E a secretária de Finanças, terá acompanhado a comitiva para monitorar os gastos públicos com esse desnecessário passeio? Além de nenhum deles falar uma palavra sequer de inglês, há dúvidas sobre o discernimento e a aptidão de todos para um aprendizado quanto às diretrizes educacionais da Inglaterra.

Mais do que um passeio, isso é um tapa na cara da população princesense, uma falta de respeito e de responsabilidade, um verdadeiro acinte àqueles que, ultimamente, foram castigados com uma nova lei que elevou os impostos municipais em mais de 500%. Se sobra indecência, falta respeito; se sobra sem-vergonhice, falta compromisso com a coisa pública. Não bastasse o acinte, some-se a isso a astronômica despesa que vai custar esse passeio ao erário. Gastando em libras esterlinas, os representantes do povo princesense zonam com a cara daqueles menos favorecidos. Aos domingos louvam o reino de Deus num café da manhã. Já em Londres, louvam o reino da fantasia bancado pelo nosso dinheiro.



Nenhum comentário:

Postar um comentário