Hoje é o dia de São Sebastião, o santo mártir francês que, radicado na Itália, ali viveu durante o Império Romano e foi morto por ordem do imperador Diocleciano. Nasceu em 256 d. C em Narbona, França e morreu aos 36 anos de idade em Roma, em 286.E o santo mais retratado de todos os tempos pelos pintores do Renascentismo. Sebastião vem do grego "Sebastós", que significa "Divino" ou "Venerável" '. São muitas as variações do nome Sebastião em nosso meio: "Sebasto" "Bastião", "Basto", "Tião" ", "Batinho", dentre outros.
No Brasil, sua festa é comemorada no dia 20 de janeiro, pelo fato de haver sido nesta mesma data, que os portugueses expulsaram os franceses do Rio de Janeiro. Em sua homenagem, antigamente, o nome da capital fluminense era São Sebastião do Rio de Janeiro e é ele o padroeiro da antiga capital federal. Aqui perto de nós, São Sebastião é também o patrono oficial da cidade de Quixaba/PE e das comunidades rurais de Cachoeira de Minas, Saco dos Caçulas e Patos de Irerê aqui na Paraíba.
Sebastião era um soldado romano e, pelo fato de haver sido executado (por ordem do imperador romano Diocleciano) por não renegar suas convicções cristãs, o santo, que foi torturado e morto a flechadas, se apresenta, em suas várias reproduções plásticas exibindo um corpo atlético, perfeito e em pose delicada. Talvez por conta isso, foi escolhido pela comunidade LGBT como o protetor dos gays. Ao lado de São Roque, Sebastião é também reverenciado com o protetor das vítimas de epidemias.


Nenhum comentário:
Postar um comentário