“ESTÁ NO AR A PRF-3 TV TUPI DE SÃO PAULO, A PRIMEIRA ESTAÇÃO DE TELEVISÃO DA AMÉRICA LATINA”. Estas foram as primeiras palavras proferidas em transmissão televisiva, ao vivo, no Brasil. O apresentador foi o ator Walter Forster. Esse importante evento, aconteceu numa segunda-feira, dia 18 de setembro de 1950. A primeira transmissão televisiva do mundo aconteceu em 02 de novembro de 1936, pela BBC, no norte de Londres, Inglaterra.
Para o desenvolvimento desse importante invento – A TELEVISÃO -, contribuíram, alemães, russos e americanos. Para a chegada da televisão ao Brasil, foram necessários hercúleos esforços do paraibano, Francisco de Assis Chateaubriand Bandeira de Melo. Chatô – como era mais conhecido -, fez importar, dos Estados Unidos da América, equipamentos que permitiram a primeira transmissão televisiva no Brasil. Na época, existiam apenas 200 aparelhos de televisão no país, o que custava, a unidade, cerca de 30 Salários Mínimos (a preço de hoje, mais de 30 mil reais).
Ao longo da década de 1950, a “telinha” popularizou-se, no eixo Rio-São Paulo e, no final da década, já existiam cerca de 700 mil aparelhos receptores-transmissores. Hoje, se comemora o septuagésimo aniversário da introdução dessa maravilhosa invenção no Brasil.
DSMR, EM 18 DE SETEMBRO DE 2020.
Nenhum comentário:
Postar um comentário