ODE

quinta-feira, 20 de janeiro de 2022

São Sebastião de Narbona

 

Hoje é o dia de São Sebastião, o santo mártir francês que, radicado na Itália, ali viveu durante o Império Romano e foi morto por ordem do imperador Diocleciano. É o santo mais retratado de todos os tempos pelos pintores do Renascentismo. Sebastião vem do grego "Sebastós", que significa "Divino" Ou "Venerável". Nasceu em 256 

d. C em Narbona, França e morreu em Roma, em 286. Sua festa é comemorada no dia 20 de janeiro, pelo fato de haver sido nesta mesma data, que os portugueses expulsaram os franceses do Rio de Janeiro. Em sua homenagem, antigamente, o nome da capital fluminense era São Sebastião do Rio de Janeiro e é ele o padroeiro da antiga capital federal. Aqui perto de nós, São Sebastião é também o patrono oficial da cidade de Quixaba/PE e das comunidades rurais de Cachoeira de Minas, do Saco dos Caçulas e de Patos de Irerê.

Era, Sebastião, um soldado romano e, pelo fato de haver sido executado (por ordem do imperador romano Diocleciano) por não renegar suas convicções cristàs, o santo, que foi torturado e morto a flechadas, se apresenta, em suas várias reproduções plásticas exibindo um corpo atlético, perfeito e, em pose delicada e, por isso, foi escolhido pela comunidade LGBT como o protetor dos gays. São Sebastião é também reverenciado.



Nenhum comentário:

Postar um comentário